O trabalho docente e seus conflitos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4935

Palavras-chave:

trabalho docente, conflitos, pandemia Covid-19.

Resumo

O presente trabalho tem como propósito discorrer sobre a relação existente entre atividade realizada e real da atividade na fase inicial da pandemia, sobretudo os conflitos que emergiram nesse contexto por conta dos discursos produzidos. Para esta reflexão, nos ancoramos no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, em diálogo com princípios da Clínica da Atividade. Para geração dos dados, as entrevistas com três professoras foi o instrumento escolhido, e, para analisar os dados produzidos, os Segmentos de Orientação Temática e os Segmentos de Tratamento Temático. Pode ser percebido, por meio das entrevistas realizadas, que os discursos em torno do trabalho docente se manifestaram como um tipo de conflito, pois as professoras se confrontavam com as diversas vozes sociais que circundavam o trabalho docente naquele momento. Importa considerar que os discursos proferidos sobre ou em torno do trabalho docente são grandes construtores de significações, podendo gerar conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Rezende Garcia-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto A da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Míriam Fernanda Costa , Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Educação pela UFJF; especialista em Alfabetização e letramento: múltiplas linguagens pela Faculdade Metodista Granbery; graduada em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery. Atua como professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

04-10-2023

Como Citar

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; COSTA , Míriam Fernanda. O trabalho docente e seus conflitos em tempos de pandemia . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023036, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4935. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4935. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação no contexto da Pandemia da COVID-19