O trabalho docente e seus conflitos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4935

Palavras-chave:

trabalho docente, conflitos, pandemia Covid-19.

Resumo

O presente trabalho tem como propósito discorrer sobre a relação existente entre atividade realizada e real da atividade na fase inicial da pandemia, sobretudo os conflitos que emergiram nesse contexto por conta dos discursos produzidos. Para esta reflexão, nos ancoramos no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, em diálogo com princípios da Clínica da Atividade. Para geração dos dados, as entrevistas com três professoras foi o instrumento escolhido, e, para analisar os dados produzidos, os Segmentos de Orientação Temática e os Segmentos de Tratamento Temático. Pode ser percebido, por meio das entrevistas realizadas, que os discursos em torno do trabalho docente se manifestaram como um tipo de conflito, pois as professoras se confrontavam com as diversas vozes sociais que circundavam o trabalho docente naquele momento. Importa considerar que os discursos proferidos sobre ou em torno do trabalho docente são grandes construtores de significações, podendo gerar conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Rezende Garcia-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto A da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Míriam Fernanda Costa , Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Educação pela UFJF; especialista em Alfabetização e letramento: múltiplas linguagens pela Faculdade Metodista Granbery; graduada em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery. Atua como professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

Referências

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 35-53.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, com colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. São Paulo: Hucitec, 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévsky. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

BARBOSA, Marinalva Vieira. Sujeito, linguagem e emoção a partir do diálogo entre e com Bakhtin e Vigotski. In: BANKS-LEITE, L.; SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H (org.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2011. p. 11-33.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado; Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean- Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Raquel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean- Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2008.

BULEA, Ecaterina. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Tradução Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin; Lena Lúcia Espínola Rodrigues Figueiredo. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

CHAVES, Daniele Aparecida Bueno de Lima. et al. Marcas de emoção presentes no discurso de professores quilombolas. In: MUNIZ-OLIVEIRA, S (org.). Linguagem e trabalho educacional: textos e trabalho docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 147-165.

CLOT, Yves. A Função psicológica do trabalho. Tradução de Adail Sobral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeiras; Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; FOGAÇA, Francisco Carlos. Desenvolvimento um conceito constitutivo do gênero profissional docente. In: CRISTOVÃO, V. L. L (org.). Estudos da linguagem à luz do interacionismo sociodiscursivo. Londrina: UEL, 2008. p. 13-33.

ERNICA, Mauricio. Prescrição e desenvolvimento em situação de trabalho. In: BANKS-LEITE, L.; SMOLKA, A. L. B.; ANJOS, D. D (org.). Diálogos na perspectiva histórico-cultural: interlocuções com a clínica da atividade. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2016. p. 49-57.

FOGAÇA, Francisco Carlos. Reuniões pedagógicas e autoconfrontações: possíveis espaços de desenvolvimento profissional na escola pública. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Londrina, 2010.

FRANCESCON, Paula Kracker CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Conflitos vivenciados por professores de língua inglesa em formação inicial: indícios de desenvolvimento docente. Eutomia, Recife, p. 58-77, 2020.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira, prefácio de Jacques Chonchol. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FRIEDRICH, Janette. Lev Vigotski mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica. Tradução de Anna Rachel Machado; Eliane Gouvêa Lousada. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

FRIGGI, Marcia. A invisibilidade do magistério brasileiro no delicado processo de retorno às aulas presenciais durante a pandemia. In: Observatório de Políticas Públicas. [S.l.], 21 jul. 2020. Disponível em: https://oppceufc.wordpress.com/2020/07/21/a-invisibilidade-do-magisterio-brasileiro-no-delicado-processo-de-retorno-as-aulas-presenciais-durante-a-pandemia/. Acesso em: 30 jul. 2020.

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; MELO, Matheus Alvim de. A rede discursiva em torno do trabalho docente num grupo de facebook em tempos de pandemia. No prelo.

KRAWCZYK, Nora. A educação frente à pandemia e ao fascismo: duros combates nos aguardam. In: ADUNICAMP. [Campinas], 29 jun. 2020. Disponível em: http://adunicamp.org.br/novosite/a-educacao-frente-a-pandemia-e-ao-fascismo-duros-combates-nos-aguardam/. Acesso em: 10 jul. 2020.

LIMA, Maria Elizabeth Antunes; BATISTA, Matilde Agero. O papel do expert/especialista versus clínico/intervenant em clínica da atividade-afinal quem analisa a atividade de trabalho?. In: BANKS-LEITE, L.; SMOLKA. A. L. B.; ANJOS, D. D (org.). Diálogos na perspectiva histórico-cultural: interlocuções com a clínica da atividade. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2016. p. 113-129.

MACHADO Anna Rachel; BRONCKART, Jean-Paul. De que modo os textos oficiais prescrevem o trabalho do professor? Análise Comparativa de Documentos Brasileiros e Genebrinos. Delta, v. 21, n. 2, p. 183-214, 2005.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A (org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 77- 97.

MACHADO, Anna Rachel. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. In: MACHADO, A. R. e colaboradores. ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVÃO, V. L. L (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva, posfácio de Jean-Paul Bronckart. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 79-99.

MATTEDI, Ana Paula da Vitória. et al. Cartografando gêneros e estilos: nas bordas da atividade. In: ROSEMBERG, D. S.; FILHO, J. R.; BARROS, M. E. B (org.). Trabalho docente e poder de agir: clínica da atividade, devires e análises. Vitória, EDUFES, 2014. p. 53-80.

MESSIAS, Carla; DOLZ, Joaquim. As noções de gestos e de agir didático para a formação de professores de línguas: interfaces do trabalho docente. Cadernoscenpec, São Paulo, v. 5, n. 1, p.44-67, 2015.

MORSCHEL, Aline.et al. Relação “saúde e trabalho” e clínica da atividade. In: ROSEMBERG, D. S.; FILHO, J. R.; BARROS, M. E. B (org.). Trabalho docente e poder de agir: clínica da atividade, devires e análises. Vitória, EDUFES, 2014. p. 81-98.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores em tempo de pandemia. [S. l.: s. n.], 23 de junho de 2020. 1 vídeo (1h 03min 25s). Publicado pelo canal Instituto iungo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ef3YQcbERiM. Acesso em: 23 jun. 2020.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da Covid-19. In: Todos pela educação. [S.l.], 9 mai. 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&utm_source=conteudo-nota&utm_medium=hiperlink-download. Acesso em:10 jul. 2020.

Downloads

Publicado

04-10-2023

Como Citar

GARCIA-REIS, A. R.; COSTA , M. F. O trabalho docente e seus conflitos em tempos de pandemia . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023036, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4935. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4935. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação no contexto da Pandemia da COVID-19