VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL COMO ENTRAVE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5356

Palavras-chave:

políticas públicas, violência institucional, violência sexual.

Resumo

A violência sexual no Brasil, principalmente contra crianças e adolescentes, ocorre, por vezes, estimulada pelo comportamento ímprobo de agentes, lotados em função pública. Diante dessa premissa, esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como principal objetivo analisar o planejamento da administração municipal para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em uma cidade integrante da Região Metropolitana de Piracicaba-SP. Utilizando-se da análise de leis ordinárias, leis complementares, proposituras e do Plano Municipal da Educação, identificou-se a carência na aplicação de dinheiro público, o desprovimento técnico-científico na elaboração dos textos legais, bem como o impedimento à participação democrática de profissionais da educação para a erradicação dessa violência. A análise dos dados obtidos desvela que a violência institucional se tornou, para o referido município, o principal entrave para o desenvolvimento de políticas públicas focadas no enfrentamento deste complexo fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina Scaringi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui curso de Pedagogia (Unesp). Mestrado em Educação com ênfase em Linguagens, Práticas Culturais e Formação (Unesp). Doutorado em Educação Escolar com pesquisa vinculada à linha Sexualidade, Cultura e Educação Sexual (Unesp).

Andreza Marques de Castro Leão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela FOB-USP. Pedagogia pela FCL- Unesp. Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Educação Especial pela UFSCar. Doutorado em Educação Escolar com Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela FCL-Unesp. Livre Docente em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp. Orientadora, Docente e Pesquisadora.

Downloads

Publicado

24-03-2025

Como Citar

SCARINGI, Vanessa Cristina; LEÃO, Andreza Marques de Castro. VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL COMO ENTRAVE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025009, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5356. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5356. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda