A REPRESENTAÇÃO DE NEGRAS E NEGROS NA ARTE BRASILEIRA

UMA REFLEXÃO CRÍTICA DE IMAGENS DE DIFERENTES ARTISTAS E PERÍODOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5429

Palavras-chave:

obras de arte, representação negra, ensino fundamental.

Resumo

Este trabalho evidencia a importância de se estudar no ambiente escolar e levar os(as) alunos(as) a refletirem sobre a condição dos(as) negros(as) desde o período de colonização até os dias atuais por meio da leitura e análise da representação de obras de arte dos artistas Jean Baptiste Debret, Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres e Rosana Paulino. A pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho documental. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionadas duas obras de cada artista de forma cronológica. As análises revelam, sob olhares artísticos diferentes, a condição em que viveram e vivem os negros e negras no Brasil. O texto indica a necessidade de se abordarem as questões étnico-raciais nas escolas de educação básica por meio do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, cumprindo, assim, também o que preveem as Leis nº 10.639/03 e nº11.645/08.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walquíria Carneiro Silva Benício, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Possui graduação em Letras com habilitação em Espanhol pela Universidade Católica de Santos, em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, Especialização na área da Educação com o curso "Ética, Valores e Cidadania" pela Universidade de São Paulo, Especialização área de Letras com o curso "Língua Portuguesa e Literatura Brasileira" pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é mestranda do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Desde 2016 até o momento é Coordenadora Pedagógica na rede municipal de Praia Grande. 

Gerson Tenório dos Santos, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Possui graduação em Tradução e Interpretação Português-Inglês pela Universidade Ibero-Americana, graduação em Licenciatura Português Inglês pela Universidade Ibero Americana, graduação em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Coordenador e professor do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental e professor do Curso de Psicologia e vários cursos de Lato Sensu da UNIMES.

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

BENÍCIO, Walquíria Carneiro Silva; SANTOS, Gerson Tenório dos. A REPRESENTAÇÃO DE NEGRAS E NEGROS NA ARTE BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA DE IMAGENS DE DIFERENTES ARTISTAS E PERÍODOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025014, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5429. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5429. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda