A REPRESENTAÇÃO DE NEGRAS E NEGROS NA ARTE BRASILEIRA
UMA REFLEXÃO CRÍTICA DE IMAGENS DE DIFERENTES ARTISTAS E PERÍODOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5429Palavras-chave:
obras de arte, representação negra, ensino fundamental.Resumo
Este trabalho evidencia a importância de se estudar no ambiente escolar e levar os(as) alunos(as) a refletirem sobre a condição dos(as) negros(as) desde o período de colonização até os dias atuais por meio da leitura e análise da representação de obras de arte dos artistas Jean Baptiste Debret, Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres e Rosana Paulino. A pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho documental. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionadas duas obras de cada artista de forma cronológica. As análises revelam, sob olhares artísticos diferentes, a condição em que viveram e vivem os negros e negras no Brasil. O texto indica a necessidade de se abordarem as questões étnico-raciais nas escolas de educação básica por meio do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, cumprindo, assim, também o que preveem as Leis nº 10.639/03 e nº11.645/08.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Quaestio - Revista de Estudos em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .