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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in Microsoft Word.
  • Where available, URLs for the references have been required.

Author Guidelines

Orientações para formatação e normalização

Quaestio: revista de estudos em educação opera exclusivamente pelo sistema on-line de submissão, utiliza o Open Journal System – OJS, como suporte de gerenciamento do processo editorial, desde a submissão, avaliação, até a publicação do artigo. A revista não aceita texto encaminhado fora do sistema.

Os textos devem obrigatoriamente atender às exigências estipuladas em Diretrizes para autores, estar de acordo com o escopo da Quaestio: revista de estudos em educação e seguir as orientações abaixo.   


Título:
 Português - na parte superior da página, apenas a primeira letra maiúscula, centralizado, em negrito, fonte Segoe UI, tamanho 12. Os títulos em inglês e espanhol antecedem os resumos da língua, centralizado, sem negrito, fonte Segoe UI, tamanho 10.  


Resumo:
 de 100 a 250 palavras (português; inglês e espanhol);


Palavras-chave:
 até 3, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo; apresentadas em letras minúsculas; com exceção dos Nomes Próprios; Nomes Científicos; Siglas; separadas entre si por ponto e vírgula; finalizadas por ponto final.

O arquivo deve ser submetido em formato word, tamanho A4, seguindo o modelo do Template da revista.


Corpo do Texto:
 fonte Segoe UI, numeração de página no canto inferior direito; com no mínimo 15 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo título; resumos; palavras-chave (português, inglês, espanhol), imagens; tabelas e referências. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser somente para palavras estrangeiras.

Siglas: As siglas devem ser indicadas entre parênteses, precedidas do nome completo, quando mencionadas pela primeira vez no texto. Posteriormente, no decorrer do texto, deve-se padronizar o uso, utilizando apenas a sigla.  

Exemplo: A normalização do artigo deve seguir as normas de publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A revista indica o e-book Normalização de Trabalhos Acadêmicos, elaborado a partir das normas da ABNT, como opção de orientação para a aplicação das normas.

Notas de rodapé: Utilizar para abordar informações absolutamente necessária, como comentários, esclarecimentos (notas explicativas) e traduções. Não é permitido o uso para notas bibliográficas, deve-se identificar as referências no corpo do texto. 

Ilustrações: Toda ilustração (quadros, gráficos, mapas, desenhos, fotografias, plantas, fluxogramas, figuras, imagens, entre outros) quando imagem, deve ser inserida no formato JPG e quando tabela em formato editável, citadas o mais próximo do texto a que se refere, padronizar a escrita na forma abreviada ou por extenso, entre parênteses. A identificação é feita na parte superior, pelo nome específico (tipo de ilustração), numeração sequencial de acordo com a ordem que aparece no texto, travessão e título, centralizado, Segoe UI, tamanho 12. Indicar a fonte consultada na parte inferior, centralizado, tamanho 10, fonte Segoe UI. Quando for elaborada pelo próprio autor, informar “elaboração própria”; quando for adaptada informar “adaptado de” seguido da referência completa.

Citações: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Citações até 3 linhas: Devem ser inseridas no corpo do texto padronizada conforme normas ABNT NBR 10520, optar por um dos formatos (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página) de acordo com o tipo de citação. Exemplos:

► Citação direta

De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

ou

Segundo o autor, “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa” (Barros, 1991, p. 62).

► Citação indireta

Segundo Lima (1990), a função pode dar a ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa.

ou

A função pode ser da ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa (Lima, 1990).

Obs.: Diferentes títulos, do mesmo autor, publicados no mesmo ano, serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Silva, 2015a), (Silva, 2015b). No caso de ter duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser deste modo: (Dias Sobrinho, 2009, 2015).

Citação com mais de 3 linhas: recuo de 4cm, tamanho 10, justificada, espaçamento antes 12cm, depois 18cm; espaçamento entre linhas simples. Exemplos:

Segundo o autor:

Poder-se ia afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea (Barros, 1991, p. 22).

Segundo Barros (1991, p. 22):

Poder-se ia afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea.


Referências:
 Lista única para apresentar os documentos citados ao longo do trabalho, em ordem alfabética. Apresentar conforme as normas da ABNT NBR 6023. Utilizar fonte Segoe UI, espaço simples, corpo 12, alinhadas à esquerda, espaçamento antes/depois 12pt.

Exemplos:

► Livro

AGUIAR, M.; ARAÚJO, C. H. Bolsa-escola: educação para enfrentar a pobreza. Brasília: UNESCO, 2002.

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2010.

Quatro ou mais autores: Indicar apenas o primeiro autor e acrescentar a expressão et al. (no decorrer do texto padronizar o uso da expressão et al.).

BROWN, S. et alAdministração da produção e operações: um enfoque estratégico na manufatura e nos serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Autoria desconhecida: Obra sem indicação de autoria, a entrada é feita pelo próprio título destacado por letras maiúsculas na primeira palavra.

BRITISH pharmacopoeia 2010. London: The Stationery Office, 2010. v. 1.

DICIONÁRIO de especialidades farmacêuticas: DEF 2010/11. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2010.


► Capítulo de livro

MORAES, A. A. de A. Histórias de leitura em narrativas de professoras. In: SILVA, L. L. M. (org.). Entre leitores: alunos, professores. Campinas: Komedi, 2001. p. 165-235.

BUTLER, M. Modificações pós-tradução em proteínas recombinantes. In: MORAES, A. M.; AUGUSTO, E. F. P.; CASTILHO, L. R. Tecnologia do cultivo de células animais: de biofármacos a terapia gênica. São Paulo: Roca, 2007. p. 122-137.

 

► Livro de acesso exclusivo em meio eletrônico

UNESCO. Repensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento 2018; relatório global da Convenção de 2005. Brasília: UNESCO, 2018. E-book. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266025. Acesso em: 01 mar. 2019.


► Dissertação ou Tese

STRIEDER, Cristiane Correa. Educação beneditina e escolar: o lugar do passado no presente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2022.

STRIEDER, Cristiane Correa. Educação beneditina e escolar: o lugar do passado no presente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://uniso.br/mestrado-doutorado/educacao/teses/2022/cristiane-correa.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.


►Artigo em publicação periódica

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da Educação Superior: Quo vadis América Latina? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba,  v. 17, n. 3, p. 763-785 nov. 2012.

Documento online (indicar endereço eletrônico, principalmente de periódicos e artigos de periódicos, com data de acesso)      

CARVALHO, Renata Ramos da Silva; OLIVEIRA, João Ferreira de. Expansão e qualidade da educação superior: um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 27, n. 2, p. 227-247, jul. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/rxNDLXGXR8H53YDzgrwZvGk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 set. 2022.


► Publicação em Anais de eventos científicos

Artigo

DORZIAT, A.; SOARES, F. P. Problematizando o trabalho do intérprete de libras nas escolas regulares. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 34., 2011, Natal. Resumos [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. p. 204. Tema: Educação e justiça social.


Documento online

LOPES, Laura Júlia; ROCHA, Milla de Paula Prado; BERGAMASCHI, Cristiane de Cássia. Prescrição inapropriada para pacientes psiquiátricos em um hospital público. In: MOSTRA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, 2., 2017, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba: Uniso, 2017. p. 155–160. Tema: Inovação e transversalidade. Disponível em: http://conference.uniso.br/index.php/maac/maac2/paper/viewFile/737/146.
Acesso em: 3 set. 2019.


Evento no todo

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7.; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 6 – NORTE, 1., 2018. Belém, PA. Anais [...]. Belém, PA: UFPA, 2018. Tema: O que a vida tem a ensinar ao Ensino de Biologia? Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-
content/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf. Acesso
em: 12 dez. 2019.


►Matérias em jornais e revistas

SOBRENOME DO AUTOR, Nomes. Título do artigo. Título do jornal, Local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, sessão, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver sessão, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

LOPES, Reinaldo José. USP desenvolve teste que identifica vírus da zika com maior precisão. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.068, 16 out. 2019. Caderno Cotidiano e esporte, p. B7.

FELIX, Paula. Hospitais brasileiros testam robô que usa inteligência artificial contra sepse. O Estado de S.Paulo, São Paulo, ano 140, n. 46018, p. A15, 15 out. 2019.

RODRIGUES, Artur. Pelos lados e para o alto, SP cresce 60% em área construída em 25 anos. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.025, 3 set. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/pelos-lados-e-para-o-
alto-sp-cresce-60-em-area-construida-em-25-anos.shtml. Acesso em: 3 set. 2019.

Informações atualizadas em 06 de fevereiro de 2024.

Artigos

Os artigos devem conter de 15 a 25 páginas, em folha A4, com extensão de no mínimo 35.000 e no máximo 60.000 caracteres com espaços, incluindo referências e notas. O título deve ser em português, inglês e espanhol, e os textos precedidos de resumo, abstract e resumen (100 a 250 palavras no máximo) e 3 palavras-chave, key words e palabras clave (no máximo), que identifiquem o conteúdo do artigo, iniciadas com letra minúscula (exceto nome próprio ou científico), separadas por ponto e vírgula, e finalizadas com ponto final.  Os artigos em inglês e espanhol, deverão contem resumo e palavras-chave em português.

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