Submissão

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Diretrizes para Autores

Orientações para formatação e normalização

A Quaestio: Revista de Estudos em Educação opera exclusivamente pelo sistema on-line de submissão, utiliza o Open Journal System (OJS), como suporte de gerenciamento do processo editorial, desde a submissão, avaliação, até a publicação do artigo. A revista não aceita textos encaminhados fora do sistema.

Os textos devem obrigatoriamente atender às exigências estipuladas em diretrizes para autores, estar de acordo com o escopo daQuaestio: Revista de Estudos em Educaçãoe seguir as orientações abaixo.   

Título: Português - na parte superior da página, centralizado, letras maiúsculas, em negrito, fonte Segoe UI, tamanho 12. Na sequência os títulos em inglês e espanhol, centralizado, Letra minúscula, sem negrito, fonte Segoe UI, tamanho 12.  

Resumo: de 100 a 250 palavras (português; inglês e espanhol);

Palavras-chave: até 3, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo; apresentadas em letras minúsculas; com exceção dos Nomes Próprios; Nomes Científicos; Siglas; separadas entre si por ponto e vírgula; finalizadas por ponto final.

O arquivo deve ser submetido em formato word, tamanho A4, seguindo o modelo do Template da revista.

Corpo do Texto: fonte Segoe UI, numeração de página no canto inferior direito; com no mínimo 15 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo título; resumos; palavras-chave (português, inglês, espanhol), imagens; tabelas e referências. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras.

Notas de rodapé: Utilizar as notas de rodapé para abordar pontos que não devem ser incluídos no texto, como: comentários; esclarecimentos (notas explicativas) e traduções. Não devem ser usadas para indicar citação ou referência. 

Siglas: As siglas devem ser indicadas entre parênteses, precedidas do nome completo, quando mencionadas pela primeira vez no texto. Posteriormente, no decorrer do texto, deve-se padronizar o uso, utilizando apenas a sigla.  

Exemplo: A normalização das citações e referências devem seguir as normas de publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A revista indica o e-book Normalização de Trabalhos Acadêmicos, com orientações para aplicação das normas.

Ilustrações: Toda ilustração (quadros, gráficos, mapas, desenhos, fotografias, plantas, fluxogramas, figuras, imagens, entre outros) quando imagem, deve ser inserida no formato JPG e quando tabela em formato editável, citadas o mais próximo do texto a que se refere, padronizar a escrita na forma abreviada ou por extenso, entre parênteses. A identificação é feita na parte superior, pelo nome específico (tipo de ilustração), numeração sequencial de acordo com a ordem que aparece no texto, travessão e título, centralizado, Segoe UI, tamanho 12. Indicar a fonte consultada na parte inferior, acompanha a margem esquerda da ilustração, tamanho 10, fonte Segoe UI. Quando for elaborada pelo próprio autor, informar “elaboração própria”; quando for adaptada informar “adaptado de” seguido da referência completa.

Citações: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Citações até 3 linhas: Devem ser inseridas no corpo do texto padronizada conforme normas ABNT NBR 10520, optar por um dos formatos (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página) de acordo com o tipo de citação. Exemplos:

► Citação direta

De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

ou

Segundo o autor, “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa” (Barros, 1991, p. 62).

► Citação indireta

Segundo Lima (1990), a função pode dar a ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa.

ou

A função pode ser da ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa (Lima, 1990).

Obs.: Diferentes títulos, do mesmo autor, publicados no mesmo ano, serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Silva, 2015a), (Silva, 2015b). No caso de ter duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser deste modo: (Dias Sobrinho, 2009, 2015).

Citação com mais de 3 linhas: recuo de 4cm, tamanho 10, justificada, espaçamento antes 12cm, depois 12cm; espaçamento entre linhas simples. Exemplos:

Segundo o autor:

Poder-se afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea (Barros, 1991, p. 22).

Segundo Barros (1991, p. 22):

Poder-se afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea.

Referências: Lista única, em ordem alfabética. Apresenta os documentos citados ao longo do trabalho. Deve ser apresentada conforme as normas da ABNT NBR 6023. Utilizar fonte Segoe UI, corpo 12; alinhada à esquerda, espaço simples; alinhadas à esquerda; espaçamento antes 0, depois 12pt.

Exemplos:

► Livro

AGUIAR, M.; ARAÚJO, C. H. Bolsa-escola: educação para enfrentar a pobreza. Brasília: UNESCO, 2002.

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2010.

Quatro ou mais autores: Indicar apenas o primeiro autor e acrescentar a expressão et al. (no decorrer do texto padronizar o uso da expressão et al.).

BROWN, S. et alAdministração da produção e operações: um enfoque estratégico na manufatura e nos serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Autoria desconhecida: Obra sem indicação de autoria, a entrada é feita pelo próprio título destacado por letras maiúsculas na primeira palavra.

BRITISH pharmacopoeia 2010. London: The Stationery Office, 2010. v. 1.

DICIONÁRIO de especialidades farmacêuticas: DEF 2010/11. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2010.

► Capítulo de livro

MORAES, A. A. A. Histórias de leitura em narrativas de professoras. In: SILVA, L. L. M. (org.). Entre leitores: alunos, professores. Campinas: Komedi, 2001. p. 165-235.

BUTLER, M. Modificações pós-tradução em proteínas recombinantes. In: MORAES, A. M.; AUGUSTO, E. F. P.; CASTILHO, L. R. Tecnologia do cultivo de células animais: de biofármacos a terapia gênica. São Paulo: Roca, 2007. p. 122-137.

► Livro de acesso exclusivo em meio eletrônico

UNESCO. Repensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento 2018; relatório global da Convenção de 2005. Brasília: UNESCO, 2018. E-book. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266025. Acesso em: 01 mar. 2019.

► Dissertação ou Tese

STRIEDER, C. C. Educação beneditina e escolar: o lugar do passado no presente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://uniso.br/mestrado-doutorado/educacao/teses/2022/cristiane-correa.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.

Artigo em publicação periódica (para artigos online é fundamental acrescentar o local de publicação após o título da revista, seguido de volume, número, página, mês e ano e endereço eletrônico)

CARVALHO, R. R. S.; OLIVEIRA, J. F. Expansão e qualidade da educação superior: um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE  2014-2024. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 27, n. 2, p. 227-247, jul. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/rxNDLXGXR8H53YDzgrwZvGk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 fev. 2024.

► Publicação em Anais de eventos científicos

LOPES, L. J.; ROCHA, M. P. P.; BERGAMASCHI, C. C. Prescrição inapropriada para pacientes psiquiátricos em um hospital público. In: MOSTRA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, 2., 2016, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba: Uniso, 2016. p. 155-160. Tema: Inovação e transversalidade. Disponível em: https://uniso.br/assets/docs/publicacoes/publicacoes-eventos/anais-da-maac/edicoes/anais-maac-II.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.

Evento no todo

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7.; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 6 – NORTE, 1., 2018. Belém, PA. Anais [...]. Belém, PA: UFPA, 2018. Tema: O que a vida tem a ensinar ao Ensino de Biologia? Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/anais/anais_ vii_enebio_norte_completo_2018.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.

Matérias em jornais e revistas

RODRIGUES, A. Pelos lados e para o alto, SP cresce 60% em área construída em 25 anos. Folha de S. Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.025, 3 set. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/pelos-lados-e-para-o-alto-sp-cresce-60-em-area-construida-em-25-anos.shtml. Acesso em: 01 fev. 2024.

 Informações atualizadas em julho 2025.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O artigo é original, inédito e representa uma contribuição científica voltada à divulgação de estudos e pesquisas na área de Educação Escolar, com ênfase em temáticas relacionadas à Educação Superior, Pesquisa em Educação, Cotidiano Escolar, Políticas Educacionais, Formação Docente e Fundamentos da Educação e temas relacionados às tendências e políticas de ciência e tecnologia.
  • Os(as) autores(as) e coautores(as) são inteiramente responsáveis pelo conteúdo do artigo, incluindo qualquer parte desenvolvida com o auxílio de Inteligência Artificial (IA).
  • Quando necessário, o uso de IA foi explicitamente informado de maneira clara e transparente.
  • Os dados do(s) autor(es) foram preenchidos corretamente no sistema, informando nome completo; E-mail; País; URL do Lattes; URL do Orcid; Instituição e Resumo da biografia, com indicação da titulação, cidade e Estado.
  • O artigo está formatado no template da revista e segue as normas da ABNT vigentes, bem como as normas de Apresentação tabular (IBGE). Caso seja identificado, na pré-avaliação ou durante a avaliação, que o artigo não atende às normas exigidas, ele será rejeitado.
  • O autor não está identificado no arquivo do texto.
  • O título, resumo e palavras-chave, foram inseridos nas versões: português, inglês e espanhol.
  • A lista de referências apresenta somente autores citados ao longo do texto, está em ordem alfabética, segue a norma ABNT NBR6023 vigente, com fonte Segoe UI, espaço simples, corpo 12, alinhadas à esquerda, espaçamento depois de 12 pt.
  • Os documentos Declaração de conflito de interesse e Formulário de ciência aberta, foram devidamente preenchidos, assinados pelos autores e anexados à submissão (em formato PDF).
  • Declaro que li e tenho conhecimento de todos os requisitos obrigatórios para submissão de artigo. Estou ciente de que o não atendimento a qualquer item desta lista ou das diretrizes para os autores o artigo será rejeitado.

Artigos

Os artigos devem conter de 15 a 25 páginas, em folha A4, com extensão de no mínimo 35.000 e no máximo 60.000 caracteres com espaços, incluindo referências e notas. O título deve ser em português, inglês e espanhol, e os textos precedidos de resumo, abstract e resumen (100 a 250 palavras no máximo) e 3 palavras-chave, key words e palabras clave (no máximo), que identifiquem o conteúdo do artigo, iniciadas com letra minúscula (exceto nome próprio ou científico), separadas por ponto e vírgula, e finalizadas com ponto final.  Os artigos em inglês e espanhol, deverão contem resumo e palavras-chave em português.

Política de Privacidade

A Quaestio: revista de estudos em educação declara que os nomes e endereços informados neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outras finalidades ou a terceiros.

Nota de Exclusividade 

Os(as) autores(as), ao submeterem artigo, resenha ou dossiê, se comprometem a não enviar o mesmo material a outro periódico enquanto estiver em avaliação na Quaestio, até o aviso do parecer final, se aceito ou não à publicação.