AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE APRENDIZES COM DEFICIÊNCIA

Authors

  • Marco Aurélio Zanote
  • Eduardo José Manzini

Abstract

A competência profissional pode ser um dos caminhos para a inserção do aprendiz com deficiência no mercado de trabalho. O presente estudo avaliou o desenvolvimento de competências profissionais na perspectiva de cinco aprendizes com deficiência, seus tutores e professores. A pesquisa foi realizada em uma organização não governamental que possuía uma matriz de 32 competências a serem desenvolvidas. A avaliação revelou que algumas das competências melhoram com o treinamento oferecido, outras se mantiveram no mesmo nível e apenas uma diminui o seu escore. Conclui-se que o programa de aprendizagem contribuiu para o desenvolvimento de competências, o que pode significar a inclusão desses jovens no mercado de trabalho.

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Author Biographies

Marco Aurélio Zanote

Doutor em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, Campus Marília. Gerente Executivo de Educação

Eduardo José Manzini

A competência profissional pode ser um dos caminhos para a inserção do aprendiz com deficiência no mercado de trabalho. O presente estudo avaliou o desenvolvimento de competências profissionais na perspectiva de cinco aprendizes com deficiência, seus tutores e professores. A pesquisa foi realizada em uma organização não governamental que possuía uma matriz de 32 competências a serem desenvolvidas. A avaliação revelou que algumas das competências melhoram com o treinamento oferecido, outras se mantiveram no mesmo nível e apenas uma diminui o seu escore. Conclui-se que o programa de aprendizagem contribuiu para o desenvolvimento de competências, o que pode significar a inclusão desses jovens no mercado de trabalho.

Published

2012-12-19

How to Cite

ZANOTE, Marco Aurélio; MANZINI, Eduardo José. AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE APRENDIZES COM DEFICIÊNCIA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1016. Acesso em: 4 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos