Estudo sobre a formação docente na perspectiva dos formandos do Curso de Ciências Biológicas
Abstract
O estudo analisa a concepção dos alunos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG sobre a sua concepção sobre formação docente. A pesquisa fundamenta-se na seguinte questão norteadora: investigar o que os alunos do curso de ciências biológicas compreendem por formação docente. Foi construído um questionário semi-estruturado para coleta de dados e para a análise utilizamos as categorizações da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os acadêmicos não compreendem as disciplinas pedagógicas como parte integrante do processo de formação para a docência e apresentam uma concepção de formação de professores apregoada pelo senso comum, que para ser professor não é necessário um conjunto de saberes específicos à docência. A pesquisa ainda apontou que a prevalência das disciplinas específicas sobre as disciplinas pedagógicas.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .