Educação, cidadania e justiça social nas novas políticas de escolarização: o Ensino Médio em debate

Authors

  • Roberto Rafael Dias da Silva

Abstract

O presente estudo objetiva produzir uma análise crítica das relações entre cidadania e justiça social nas atuais políticas de escolarização implementadas pelo Estado brasileiro, com foco nos currículos escolares do Ensino Médio. Ao inscrever-se no campo dos Estudos Curriculares, tomam-se, como objeto de análise, os documentos orientadores da reforma curricular em curso, no Rio Grande do Sul, examinados desde uma perspectiva de análise pluralista. Considerando analiticamente as audiências públicas realizadas pelo movimento estudantil, notou-se que, atualmente, ainda que estejamos vivendo um período de democratização ao Ensino Médio, intensificam-se as críticas a esse processo, considerando-o como injusto nas suas formas e estratégias de ação. Especificamente, seu caráter paradoxal ancora-se na perspectiva de que as críticas às desigualdades escolares intensificaram-se com a democratização do acesso às instituições escolares.

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Published

2015-12-18

How to Cite

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Educação, cidadania e justiça social nas novas políticas de escolarização: o Ensino Médio em debate. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2393. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Escolarização, cultura e sociedade