Projeto educativo e o ciclo básico das Engenharias: uma iniciação à prática de pesquisa acadêmica

Authors

  • Wagner Marcelo Pommer

Abstract

Este texto descreve e analisa o desenvolvimento de um Projeto Articulador pautado na criação e construção de uma bomba eólica, num contexto interdisciplinar e transdisciplinar. O projeto foi aplicado em uma turma do 3º semestre do ciclo básico das Engenharias. Nos inserimos em uma pesquisa-ação, destacando as contribuições das manifestações envolvidas na elaboração do Memorial, um recurso essencial para promover a interdisciplinaridade e desenvolver a prática de pesquisa acadêmica. Observamos que a confecção do Memorial favoreceu a reflexão discente durante as etapas de concepção e construção do produto, na busca dos conhecimentos necessários, assim como possibilitou uma forma alternativa de registro de um trabalho técnico, o que destacou a narrativa como uma forma natural de manifestação da evolução processual da construção da bomba eólica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-12-18

How to Cite

POMMER, Wagner Marcelo. Projeto educativo e o ciclo básico das Engenharias: uma iniciação à prática de pesquisa acadêmica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2407. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Demanda