Projeto educativo e o ciclo básico das Engenharias: uma iniciação à prática de pesquisa acadêmica
Resumo
Este texto descreve e analisa o desenvolvimento de um Projeto Articulador pautado na criação e construção de uma bomba eólica, num contexto interdisciplinar e transdisciplinar. O projeto foi aplicado em uma turma do 3º semestre do ciclo básico das Engenharias. Nos inserimos em uma pesquisa-ação, destacando as contribuições das manifestações envolvidas na elaboração do Memorial, um recurso essencial para promover a interdisciplinaridade e desenvolver a prática de pesquisa acadêmica. Observamos que a confecção do Memorial favoreceu a reflexão discente durante as etapas de concepção e construção do produto, na busca dos conhecimentos necessários, assim como possibilitou uma forma alternativa de registro de um trabalho técnico, o que destacou a narrativa como uma forma natural de manifestação da evolução processual da construção da bomba eólica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .