Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente - PRODOC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p637-648

Abstract

Este artigo, de natureza bibliográfica e exploratória, é originário de uma pesquisa maior voltada para o mapeamento, em universidades federais mineiras, de programas de formação pedagógica continuada do professor do ensino superior. Seu objetivo é apresentar o resultado de mapeamento realizado junto a uma das instituições abarcadas no processo de levantamento e identificação de programas de desenvolvimento profissional docente. Trata-se da Universidade Federal de Alfenas, situada no sul de Minas Gerais, e seu Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente, cujo objetivo consiste na promoção do aprimoramento pedagógico dos docentes da UNIFAL-MG. Mediante o resultado do estudo, destaca-se, dentre outras considerações, que tal Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente revela-se como uma iniciativa que coaduna com a atual exigência de formação continuada para a docência na educação superior. E, ainda, que sua institucionalização constitui-se em um importante espaço que aproxima os professores de uma perspectiva de profissionalização da docência.

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Author Biography

Renata de Almeida Vieira, UNICENTRO

Possui Licenciatura em Pedagogia, Especialização em Psicologia Histórico-Cultural, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Tem se dedicado ao ensino em cursos de Graduação e à pesquisas no campo da formação de professores para a educação básica e ensino superior. Colabora con el Proyecto de Innovación Educativa "Design Thinkers y Makers" (Espanha).

Published

2019-08-30

How to Cite

VIEIRA, Renata de Almeida. Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente - PRODOC. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p637-648. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3351. Acesso em: 24 aug. 2024.

Issue

Section

Seção Temática - Gestão Educacional