As tecnologias como mediadoras no ensino e aprendizagem da linguagem oral utilizando os contos de fadas
a prática na Escola Caetano Dias em Macapá/AP
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p677-697Palavras-chave:
Tecnologias, Linguagem oral, Ensino-Aprendizagem.Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar a possibilidade de uso das tecnologias enquanto ferramenta mediadora no ensino-aprendizagem da linguagem oral em crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da escola Caetano Dias Thomaz, no distrito de Fazendinha em Macapá/AP. Trata-se de estudo de caso com abordagem qualitativa com objetivos exploratórios. Os dados foram analisados com a técnica da Análise de Conteúdo. Foram estabelecidas três categorias de análise: repertório linguístico; expressão oral e imitação. Os resultados comprovam que os alunos desenvolvem aspectos da oralidade com mais facilidade ao ouvir ou ler um conto de fadas, sendo capazes de falar sobre seus personagens preferidos, sobre características do gênero, enredo, expressando-se com mais facilidade, exercendo a capacidade de ouvir, de respeitar diferenças, saber ouvir e contar histórias.
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