A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA DE SOROCABA: ASPECTOS SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (1929-1942)

Autores/as

  • José Roberto Garcia
  • Wilson Sandano

Resumen

O artigo analisa o processo ensino-aprendizagem desenvolvido durante o período de 1929-1942, buscando entender que trabalhador estava sendo formado na Escola Profissional Mixta de Sorocaba. Examina-se a participação da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) no processo de ensino dos alunos e como demandante dos egressos da Escola. Pesquisas foram efetuadas em documentos disponibilizados pelo Centro de Memória da instituição, destacando-se os livros de registros de matrículas e os boletins. Para o acompanhamento dos egressos e a relação deles com a Sorocabana foi utilizado um livro de registro dos funcionários e pensionistas da empresa, disponível no acervo do museu ferroviário de Sorocaba. Entre outros aspectos, nota-se que a instituição escolar fez uso das séries metódicas; que acima de 55% dos alunos tinham como destino final de emprego a EFS; que 75% dos cursos oferecidos forneciam mão de obra para a ferrovia; 80% dos alunos não concluíam seus cursos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Roberto Garcia

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em Gestão Ambiental, Contabilidade e Sistemas de Informação. Participa do grupo de estudos sobre história da educação - GEHE - na Universidade de Sorocaba.

Wilson Sandano

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e Membro de corpo editorial do Quaestio (UNISO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

Publicado

2012-12-19

Cómo citar

GARCIA, José Roberto; SANDANO, Wilson. A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA DE SOROCABA: ASPECTOS SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (1929-1942). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1041. Acesso em: 4 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos