A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA DE SOROCABA: ASPECTOS SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (1929-1942)
Resumen
O artigo analisa o processo ensino-aprendizagem desenvolvido durante o período de 1929-1942, buscando entender que trabalhador estava sendo formado na Escola Profissional Mixta de Sorocaba. Examina-se a participação da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) no processo de ensino dos alunos e como demandante dos egressos da Escola. Pesquisas foram efetuadas em documentos disponibilizados pelo Centro de Memória da instituição, destacando-se os livros de registros de matrículas e os boletins. Para o acompanhamento dos egressos e a relação deles com a Sorocabana foi utilizado um livro de registro dos funcionários e pensionistas da empresa, disponível no acervo do museu ferroviário de Sorocaba. Entre outros aspectos, nota-se que a instituição escolar fez uso das séries metódicas; que acima de 55% dos alunos tinham como destino final de emprego a EFS; que 75% dos cursos oferecidos forneciam mão de obra para a ferrovia; 80% dos alunos não concluíam seus cursos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .