Gestão democrática e currículo inventivo: enseadas que escorrem pelas curvas da educação

Autores/as

  • Rita de Cássia Salatti Rodrigues
  • Renata Sieiro Fernandes
  • Alda Regina Tognini Romaguera

Resumen

O artigo problematiza o papel e as ações de gestores escolares na rede pública brasileira no que tange à concretização de propostas curriculares inventivas nos ambientes formais e não formais de ensino, com foco nos formais. Para tanto, levanta as principais características de currículos inovadores colocados em prática na atualidade, suas repercussões na experiência escolar e discutir a gestão escolar participativa e colaborativa. Metodologicamente, ao lado da revisão bibliográfica, faz-se uma seleção de experiências ocorridas atualmente, na rede pública de ensino, no Brasil, apresentadas no documentário “Quando sinto que já sei” (2014), de Antonio Lovato, Raul Perez e Anderson Lima, e estabelecem-se comparações entre elas, apontando no que divergem, no que convergem e no que se complementam. A partir disso, levantamos e discutimos os aspectos relativos ao currículo posto em prática nas diversas experiências e relacionamos com o papel do gestor escolar.

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Publicado

2015-12-18

Cómo citar

RODRIGUES, Rita de Cássia Salatti; FERNANDES, Renata Sieiro; ROMAGUERA, Alda Regina Tognini. Gestão democrática e currículo inventivo: enseadas que escorrem pelas curvas da educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2405. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda