Concepções de trabalho pedagógico e valorização do profissional da educação no Curso Normal Gaúcho:
o Caso do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p539-557Resumen
O presente trabalho sistematiza estudos que objetivaram recuperar a história do Curso Normal no Rio Grande do Sul, especificamente em Santa Maria, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, relacionando-a às políticas públicas implantadas neste Curso, para conhecer concepções de trabalho pedagógico, mudanças no Curso Normal e indícios da valorização do profissional da educação no século passado, mais especificamente de 1950 a 1970. Para realizar a pesquisa, houve inserção dos pesquisadores no referido Instituto, localizado em Santa Maria, criado em 1901, que possui um rico acervo histórico. Tratou-se então de um estudo, cuja principal técnica de produção de dados foi a análise documental. Uma vez selecionados e produzidos os dados, passou-se à aplicação de Análise de Conteúdo, o que possibilitou a sistematização ora apresentada. O principal material analisado foram recortes de jornais, fotos de antigas normalistas e livros produzidos na escola. Ao acabar o texto notamos que surgiram mais perguntas do que esclarecimentos, mas isso é apenas um impulso para continuarmos pesquisando e, com isso, considerando de extrema relevância compreendermos como foi se constituindo o trabalho pedagógico nos Cursos Normais/Magistério no Rio Grande do Sul ao longo do tempo, a partir de 1900, e para, assim, hoje, junto com os professores, nas escolas, transformar o pedagógico, visando a produzir aula, e, nela, produzir conhecimento, de modo mais coerente com as demandas de nosso tempo.
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