A Institucionalização da Coordenação Pedagógica na Educação da Infância em São Caetano do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p559-582

Resumen

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisou a atuação do Professor Auxiliar de Direção (Proaudi) nas escolas de educação infantil de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, a qual se revelou ligada à coordenação pedagógica. Os dados, obtidos por meio de entrevista semiestruturada e tratados na perspectiva da teoria fundamentada, conduziram a resultados que sinalizam que os Proaudi desenvolvem um trabalho efetivo de formação de professores e de acompanhamento da aprendizagem das crianças das escolas de educação infantil. Foi constatado também que os Proaudi, por vezes, realizam tarefas inerentes aos aspectos administrativos da gestão escolar, tal como ocorre com os coordenadores pedagógicos, mas, em volume bem menor quando comparada à dimensão pedagógica. Contudo, apesar da institucionalização do Proaudi entre os professores e gestores das escolas de educação infantil, a função não é regulamentada, motivo pelo qual a escolha dos candidatos se dá pela indicação dos diretores de escola, cujos critérios não são definidos previamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação Pela Unicamp; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Renata Maria Sobral, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Professora da Educação Infantil de São Caetano do Sul, atuando no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (CECAP) de São Caetano do Sul.

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

MIRANDA, Nonato Assis de; SOBRAL, Renata Maria. A Institucionalização da Coordenação Pedagógica na Educação da Infância em São Caetano do Sul. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p559-582. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3279. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Seção Temática - Gestão Educacional