Profesores de Educación Ambiental y Geografía

entrevistas narrativas sobre prácticas docentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p663-676

Palabras clave:

Enseñanza de la geografía, Educación ambiental, Investigación narrativa

Resumen

Este artigo é resultado de um estudo realizado em 2018, com o objetivo de demonstrar práticas e abordagens pedagógicas voltadas para a questão ambiental por professores de dois cursos de graduação em Geografia. Como recurso metodológico, busca-se despir os trajes dos professores ou o método escolhido foi a entrevista narrativa, pois se mostra um recurso de pesquisa qualitativa que permite conjugar histórias de vida, motivações e compreensão das ações dos professores em sala de aula. Para sua realização, foram entrevistados 35 professores de diferentes instituições (ensino fundamental, médio e superior), de cinco regiões brasileiras. Os resultados da pesquisa buscam traçar, descascar as lentes dos professores, um breve panorama do ensino da Educação Ambiental (EA), dos nossos cursos de Geografia e contribuir para a reflexão sobre novas práticas e processos de ensino e aprendizagem.Palabras-clave: Enseñanza de geografía. Educación ambiental. Investigación narrativa.

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Biografía del autor/a

Eduardo Fausto Kuster Cid, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH - IFES), Licenciado e Bacharel em Geografia (UFES), Mestre em Engenharia de Transportes/Gestão Ambiental (UFES), Doutor em Educação (UFAL) e Pós-doutor em Educação Ambiental (UFES). Vasta experiência na elaboração e análise de projetos ambientais, autor/coautor de livros e artigos científicos, produtor executivo do curta metragem Reno, líder do grupo de pesquisa Aracê, membro do conselho editorial da Edifes e da Editora Cousa. 

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Publicado

2021-11-05

Cómo citar

CID, Eduardo Fausto Kuster. Profesores de Educación Ambiental y Geografía: entrevistas narrativas sobre prácticas docentes. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 663–676, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p663-676. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3658. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Práticas pedagógicas