Educação Ambiental e professores de Geografia
entrevistas narrativas sobre práticas didáticas
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p663-676Palavras-chave:
Ensino de geografia, Educação ambiental, Pesquisa narrativa.Resumo
Este artigo é fruto de um estudo realizado em 2018, com o objetivo de evidenciar práticas pedagógicas e abordagens voltadas para a temática ambiental de professores dos cursos de licenciatura em Geografia. Como recurso metodológico na busca pela trajetória desses docentes o método escolhido foi a entrevista narrativa, por se mostrar um recurso da pesquisa qualitativa que permite combinar histórias de vida, motivações e compreender as ações desses docentes em sala de aula. Para sua realização foram entrevistados 35 professores lotados em diferentes instituições (ensino fundamental, médio e superior), oriundos das cinco regiões brasileiras. Os resultados da pesquisa buscam traçar, pela lente desses professores, um breve panorama do ensino da Educação Ambiental (EA) nos cursos de Geografia e contribuir para reflexão sobre novas práticas e processos de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. A narrativa como método na história do cotidiano escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2000. p. 1-10.
ANDRADE, M. C. Geografia ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.
BARCHI, R. Uma educação ambiental libertária. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambiental, Rio Grande, v. 22, p. 69-85, jan./jul., 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2819/1582. Acesso em: 20 abr. 2019.
BORGES, F. et al. O que esperar da escola e do professor. In: ANTUNES, A.; ABREU, J.; PADILHA, P. R. EAD Freiriana: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018. p. 13- 26. Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/eadfreiriana/E-book_A_Escola_dos_meus_Sonhos.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.
CANDAU, V. M. Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative and story in practice and research. In: SCHÖN, D. A. (ed.). The reflective turn: case studies in and on educacional practice. New York: Teachers College, 1991. p. 258-281.
FAZENDA, I. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003,
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MENDES, R.; VAZ, A. Educação Ambiental no ensino formal: narrativas de professores sobre suas experiências e perspectivas. Educ. rev. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p.395-411, dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300019&lng= en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 abr. 2019.
MENDONÇA, F. Geografia física: ciência humana. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
MORAES, A. A. A. Historias de leitura em narrativas de professoras: alternativa de formação. Manaus: Univ. do Amazonas, 2000.
MUYLAERT, Camila Junqueira et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, n. 48, p. 193-199, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48nspe2/pt_0080-6234-reeusp-48-nspe2-00184.pdf. Acesso em: 9 maio 2019.
NÓVOA, António. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto Prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. dos Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 107-129.
ONFRAY, M. A política do rebelde. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
REIGOTA, M. A. S. Cidadania e educação ambiental. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 20, edição especial, p. 61-69, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000400009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 9 maio 2019.
REIGOTA, M. A. S. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
SPINK, P. K. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 20, edição especial, p. 70-77, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=309326473010. Acesso em: 12 abr. 2019.
STURMER, A. B. et al. Pensando a escola hoje: a era líquida, digital, o Brasil e a educação de relevância. In: ANTUNES, A.; ABREU, J.; PADILHA, P. R. EaD Freiriana: artigos e projetos produzidos durante o curso a escola dos meus sonhos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018. p. 27-42. Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/eadfreiriana/E-book_A_Escola_dos_meus_Sonhos.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia física (?), geografia ambiental (?) ou geografia e ambiente (?). In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (org.). Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Paraná: UFPR, 2002. p. 111-120.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .