Educação Ambiental e professores de Geografia

entrevistas narrativas sobre práticas didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p663-676

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Educação ambiental, Pesquisa narrativa.

Resumo

Este artigo é fruto de um estudo realizado em 2018, com o objetivo de evidenciar práticas pedagógicas e abordagens voltadas para a temática ambiental de professores dos cursos de licenciatura em Geografia. Como recurso metodológico na busca pela trajetória desses docentes o método escolhido foi a entrevista narrativa, por se mostrar um recurso da pesquisa qualitativa que permite combinar histórias de vida, motivações e compreender as ações desses docentes em sala de aula. Para sua realização foram entrevistados 35 professores lotados em diferentes instituições (ensino fundamental, médio e superior), oriundos das cinco regiões brasileiras. Os resultados da pesquisa buscam traçar, pela lente desses professores, um breve panorama do ensino da Educação Ambiental (EA) nos cursos de Geografia e contribuir para reflexão sobre novas práticas e processos de ensino e aprendizagem.

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Biografia Autor

Eduardo Fausto Kuster Cid, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH - IFES), Licenciado e Bacharel em Geografia (UFES), Mestre em Engenharia de Transportes/Gestão Ambiental (UFES), Doutor em Educação (UFAL) e Pós-doutor em Educação Ambiental (UFES). Vasta experiência na elaboração e análise de projetos ambientais, autor/coautor de livros e artigos científicos, produtor executivo do curta metragem Reno, líder do grupo de pesquisa Aracê, membro do conselho editorial da Edifes e da Editora Cousa. 

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

CID, Eduardo Fausto Kuster. Educação Ambiental e professores de Geografia: entrevistas narrativas sobre práticas didáticas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 663–676, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p663-676. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3658. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Práticas pedagógicas