A busca pelo caminho do amar

o SER e o FAZER na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3939

Palavras-chave:

Humberto Maturana, adoecimento docente, trabalho docente.

Resumo

Nosso objetivo com esse texto é convidar a uma reflexão sobre o adoecimento laboral, buscando alternativas a partir das proposições científicas e epistemológicas de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Propomos que o nosso trabalho se afaste do seu sentido etimológico: tripalium, instrumento de tortura, que causa dor e sofrimento. Apresentamos a ideia do viver e conviver pelos Caminhos do Amar, ou seja: escutar, tocar e sentir com amor e generosidade em cada ser que passa por nós. Escutar o outro e se escutar é o primeiro passo para a realização de um trabalho colaborativo e cooperativo, percebendo a própria legitimidade e a legitimidade do outro, vivendo e convivendo sem tantas expectativas e valorizando o viver presente. Com isso estaremos construindo relações de trabalho baseadas no respeito mútuo para uma convivência no bem estar.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Nunes Azzolin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pedagoga - Equipe Multidisciplinar - CTE/UFSM. Doutora em Educação, PPGE/UFSM, Santa Maria/RS). Mestra em Educação, Unipampa. Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade Castelo Branco. Psicanalista pela ABRAPSI- São Paulo. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Graduada em História, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Valdo Hermes de Lima Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-Doutorado em Antropofagia Cultural Brasileira. Doutorado em EDUCAÇÃO - UFSC. Mestre em Educação - UFSM. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

05-08-2022

Como Citar

AZZOLIN, Maria Aparecida Nunes; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. A busca pelo caminho do amar: o SER e o FAZER na docência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022006, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id3939. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3939. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação e Sensibilidade