Mapa conceitual enquanto diagrama na perspectiva da semiótica peirceana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4924

Palavras-chave:

diagrama, mapa conceitual, analogia.

Resumo

O tema deste artigo está na interface educação/semiótica peirceana, o que implica tratar as disciplinas escolares como modalidades de linguagens, como sistemas de signos, e o processo/aprendizagem como aquele que envolve a ação de signos e um aprendiz como intérprete de tais signos. Neste contexto, com o objetivo de explicitar o potencial do mapa conceitual para a cognição, apresentamos um estado da questão para pesquisas sobre tal modalidade de representação e aspectos da origem da noção de mapa conceitual; em seguida, tratamos deste enquanto diagrama, na perspectiva peirceana; explicitamos os três tipos de analogia propostos por Deleuze quando dos seus estudos sobre diagrama e, por fim, refletimos sobre o potencial do mapa conceitual para suscitar cognições. A importância para a educação está no fato de vincularmos o pensamento via mapas conceituais aos tipos de analogia, que permite ir para além de interpretações advindas da psicologia.

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba - Uniso

Graduação em Matemática pela Universidade de Sorocaba, Mestrado em Educação (Área de concentração: Educação em Ciências), pela Universidade Metodista de Piracicaba, Doutorado em Comunicação e Semiótica (Área de concentração: Signo e significação nas mídias), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; estágio pós-doutoral na Universidade de kassel, Kassel, Alemanha e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). 

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

DRIGO, Maria Ogécia. Mapa conceitual enquanto diagrama na perspectiva da semiótica peirceana. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022032, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4924. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4924. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda