METODOLOGIA DE ENSINO MEDIADA POR REDES SOCIAIS: UMA APLICAÇÃO DO CONTEXTO INTERACIONAL PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS BASEADAS NO FACEBOOK

Autores/as

  • Lafayette Batista Melo

Resumen

Este artigo descreve uma metodologia de ensino baseada em serviços da rede social Facebook, para aulas presenciais de um curso tecnológico da área de computação. O objetivo foi criar estratégias para as atividades pedagógicas das disciplinas. Tomou-se como base conceitos de contexto interacional sobre configuração contextual, polifocalidade e acessibilidade interacional. A metodologia aborda duas atividades principais: 1) planejamento disciplinar em grupos do Facebook e 2) desenvolvimento das aulas com marcação textual no timeline do grupo (utilizando estratégias de interação próprias professor-aluno fundamentadas nas noções de configuração contextual, polifocalidade e acessibilidade interacional). Pôde-se observar através da aplicação de um questionário uma maior satisfação dos alunos comparada com o uso do Moodle - ambiente virtual com o qual eles haviam trabalhado anteriormente, resultados satisfatórios do uso de aplicativos disponíveis no Facebook especialmente para as atividades pedagógicas e novas perspectivas de interação envolvendo continuidade de trabalhos futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lafayette Batista Melo

Cómo citar

MELO, Lafayette Batista. METODOLOGIA DE ENSINO MEDIADA POR REDES SOCIAIS: UMA APLICAÇÃO DO CONTEXTO INTERACIONAL PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS BASEADAS NO FACEBOOK. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/689. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos