A alfabetização na revista O Ensino-PR (1922-1924)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p523-540Palavras-chave:
Imprensa, Revista O Ensino, Alfabetização.Resumo
A imprensa periódica educacional, no início do século XX, foi um recurso comumente utilizado, haja vista a precariedade da formação docente no Brasil. No Paraná, destaca-se a revista O Ensino, publicada entre os anos de 1922 a 1924, pela Inspetoria Geral do Ensino do Paraná. O presente estudo tem por objetivo analisar a referida revista, especificamente, investigando as temáticas sobre alfabetização. Verifica-se que a alfabetização, de forma pragmática, foi a pauta que frequentemente era registrada na revista em consonância com os demais debates, constituindo-se como solução para os problemas da educação. Outrossim, o estudo incita questões e debates, principalmente sobre a alfabetização e o quanto o tema é frequentemente abordado nas propostas de reformas governamentais desde o início do século XX e como a ênfase no fazer docente, sem uma formação teórica consistente, continua sendo a estratégia utilizada oficialmente.
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