Mil saúdes por vir
arte e escritura na docência
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p133-151Palavras-chave:
Acontecimento, Processo saúde-doença, Educação superiorResumo
Tomado da provocação nietzschiana para que se note a existência de mil saúdes, e em reflexão sobre os processos de ensinar e aprender neste contexto, este ensaio propõe, como objetivo, abordar o conceito de saúde a partir da noção derridiana de acontecimentos, como forma de contribuir para suscitar novas composições deste nas práticas docentes e profissionais. Para tanto, o estudo aborda quatro textos literários, tendo em vista observar o acontecimento da saúde a partir de elementos do vivido nos escritos. Observam-se, assim, dimensões tão íntimas quanto públicas do processo de saúde e doença. O encontro com os limites desses conceitos afirma a importância de abordá-los de forma mais ampla. O professor, ao abrir caminhos à arte na educação, especialmente pela leitura que provoca a escritura, cria possibilidades de dizer da saúde, na operação de sua impossibilidade, e convoca ao inusitado no pensamento sobre ela.
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