O SAEB e o cotidiano escolar em Manaus-AM
reflexões sobre as avaliações externas, o ensino e a aprendizagem a partir do PIBID/UFAM
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4178Palavras-chave:
avaliação, cotidiano escolar, PIBID.Resumo
Onipresentes no atual cenário educacional ao redor do mundo, as avaliações de larga escala constituem o tema sobre o qual nos debruçamos neste artigo. Parte-se da consolidação do macrossistema de avaliação da educação no Brasil para tratar, mais especificamente, do cenário amazonense. Com o objetivo de promover uma correlação entre avaliações de larga escala e processos de ensino e aprendizagem no interior das escolas, tomou-se à análise os impactos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) sobre o cotidiano dos sujeitos escolares – para tal, uma escola da rede estadual de ensino, localizada na Zona Leste de Manaus, constituiu o lócus de análise. Ao situarmo-nos na Sociologia Política da Educação, nosso design metodológico contemplou: uma abordagem qualitativa, acompanhada de um estudo de caso, da observação participante e do relato de experiência ligado à participação de estudantes de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo revelou os impactos das políticas de avaliação da educação básica sobre o cotidiano escolar na cidade de Manaus, com destaque para o lugar privilegiado que os rankings de resultados, índices e posições obtidas passaram a ocupar no vocabulário e nas preocupações dos sujeitos escolares, bem como para a troca das relações de ensino e aprendizagem por um treinamento voltado exclusivamente para responder aos testes previstos nas avaliações externas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .