Relação Família e Escola e Práticas de Letramento: Discutindo Possibilidades

Autores

  • Ana Lucia Espíndola Universidade de Sorocaba
  • Neusa Maria Marques de Souza Universidade de Sorocaba

Resumo

Esta pesquisa pauta-se em investigar as práticas de letramento presentes em meios populares. Temos como objetivo neste trabalho refletir sobre as relações entre família e escola e de que forma as práticas letradas desenvolvidas pelas famílias investigadas interferem em suas relações com a instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que tem como sujeito um grupo de dezessete mães e trinta e duas crianças moradoras de um bairro de periferia da cidade de Três Lagoas - MS. Utiliza-se como fonte de coletas de dados: a) entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos; b) registros em vídeo; c) observação das residências dos sujeitos; d) questionários. Tendo em vista ser a escola uma instituição estruturada em bases escriturárias, os dados até agora analisados nos levam a discutir o papel das práticas letradas desenvolvidas na família como importantes para a compreensão das relações estabelecidas entre essas e a instituição escolar.

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Publicado

25-08-2010

Como Citar

ESPÍNDOLA, Ana Lucia; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Relação Família e Escola e Práticas de Letramento: Discutindo Possibilidades. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/98. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos