EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGO COM AS TEORIAS DE FREINET E FREIRE
Resumo
As ideias de Freinet e Freire repercutem nas práticas educativas por representarem princípios e técnicas de ensino para uma nova sociabilidade. Freire se destaca por definir a educação popular como libertadora, acreditando na transformação social, através da relação dialógica. Freinet através de uma proposta libertária chama a atenção para a autogestão do conhecimento, levando em consideração o senso de responsabilidade, a sociabilidade, o julgamento pessoal, a autonomia, a criatividade, a comunicação, a reflexão individual e coletiva, e a afetividade. Ambos se destacam no cenário da educação por agregarem em suas propostas educativas concepções pedagógicas, políticas, éticas e, sobretudo, humanas do fazer pedagógico. Neste artigo pretendemos pensar a educação popular, apresentando e discutindo as aproximações entre as concepções libertárias dos dois autores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .