Antropologia, colonialidade e pós-colonialidade: diálogos possíveis com a educação
Resumo
A antropologia historicamente tem-se situado historicamente dentro de um plano colonial, e a partir deste tem lançado seu olhar. Ao analisar o mundo tem buscado confrontar a singularidade com a universalidade das culturas humanas, partindo de inúmeras perspectivas teóricas. Algumas instituições têm sido privilegiadas nestas pesquisas, e com a chamada “crise do objeto da antropologia”, os antropólogos têm-se voltados para suas próprias culturas, investigando instituições como a escola, o que nos leva a um diálogo cujas raízes remetem à obra de Boas, Mead, Benedict etc. Buscamos situar novas contribuições a partir do olhar Pós-Colonial para a compreensão deste universo. Utilizar-nos-emos para tanto de autores como Dussel, Memmi, Fannon, Santos, Hall.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .