A escritora Anita Philipovsky
contribuições da literatura para a educação feminina nos Campos Gerais, PR
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p883-899Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as condições materiais que favoreceram a projeção de Anita Philipovsky no campo da literatura. A poetisa pontagrossense fez parte do grupo das escritoras pioneiras no Paraná, publicou seus textos de forma notória no período de 1910 a 1930. Estes, defendiam a ampliação das possibilidades de ensino para as mulheres, na medida em que estas, deveriam ter acesso a outros cursos, além da formação para o magistério. Por sua atuação na sociedade em defesa da educação feminina, a poetisa pode ser compreendida como uma exceção entre as mulheres de seu tempo, na medida em que contrariou os padrões esperados de uma mulher da sociedade republicana: não se casou e não teve filhos. A trajetória intelectual da poetisa e a defesa da educação feminina são analisadas a partir da consulta em fontes primárias que permitem identificar fatores que contribuíram para sua projeção na sociedade, como o círculo social que frequentava, as condições materiais favoráveis para custear sua formação e a influência do pai na literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .