Pedagogia da resistência:

aportes críticos para uma Educação Ambiental Freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p59-80

Resumo

Para a existência de uma educação ambiental com foco na formação da cidadania plena dos educandos nos baseamos na Pedagogia de Paulo Freire, que se preocupa com o desvelamento do mundo em sua totalidade, com o educando como ser no mundo (interdependência e pertencimento) e responsável por ele (político-crítico), integrando o saber da experiência com o científico no sentido da ressignificação da visão de mundo concreto (sujeito epistemológico). A partir de pesquisa bibliográfica apresentam-se algumas contribuições articuladas com a possibilidade de uma educação ambiental freiriana. Destacamos algumas delas para a efetiva implantação de uma educação ambiental nessa perspectiva: uma ontologia do inacabamento que perpassa a cosmologia e a antropologia; a leitura de mundo como epistemologia crítica no diálogo de saberes; os círculos de cultura como metodologia adequada para o trabalho com as questões socioambientais e a práxis como ação-reflexão política em vista da construção de alternativas sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ivo Dickmann, Unochapecó

Pós-doutor em Educação (Uninove), Mestre e Doutor em Educação (UFPR), Bacharel em Filosofia (IFIBE), Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó. Líder do PALAVRAÇÃO – Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana.

Claudemir Stanqueviski, Unochapecó

Mestrando em Educação no PPGE da Unochapecó, licenciado em Filosofia, bolsista CAPES.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

DICKMANN, Ivo; STANQUEVISKI, Claudemir. Pedagogia da resistência:: aportes críticos para uma Educação Ambiental Freiriana. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n1p59-80. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3509. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - As Educações Ambientais insistem e lutam: (re)existências, vivências,