História, historiografia, políticas e práticas
o debate teórico-metodológico atual
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p39-50Palavras-chave:
Ciências sociais, História Ciência, História da educação.Resumo
Este texto, resultante de uma pesquisa bibliográfica, apresenta uma breve reflexão sobre o caminhar histórico da constituição das Ciências Sociais e da História Ciência. A problemática é posta com a retomada das ponderações realizadas pela Comissão Gulbenkian, que reuniu notáveis cientistas e intelectuais, no final do século XX, empenhados em pensarem os desafios das Ciências Sociais face aos paradigmas de conhecimento. Em um segundo momento, atenta-se nos historiadores que verificaram o desenvolvimento da História Ciência em práticas positivistas, marxistas, dos Anais, da Nova História e em um novo paradigma, ou seja, o pós-moderno. Considera-se que a História da Educação é configurada como disciplina acadêmica mais recentemente. Face às relações que se estabelecem entre as Ciências Sociais, a História Ciência e a História da Educação, conclui-se que a última recebe as influências teórico-metodológicas de suas precursoras e que há um campo aberto, indefinido e incerto no seu porvir.
Downloads
Referências
BITTAR, M. et al. (orgs.). Pesquisa em educação no Brasil: balanços e perspectivas. São Carlos: EDUFSCAR, 2012.
CARDOSO, C. F.; BRIGNOLI, H. P. Os métodos da história. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
HOBSBAWM, E. Tempos interessantes: uma vida no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LE GOFF, J.; NORA, P. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1995a.
LE GOFF, J.; NORA, P. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1995b.
SANFELICE, José Luis. Desafios às ciências sociais na atualidade. In: BERTONI, L. M.; MORORÓ, L. P.; SANT’ANA C. de C. (orgs.). Desafios epistemológicos das ciências na atualidade. Bauru: Canal 6, 2013. p. 13-38.
SCHELBAUER, A. R.; LOMBARDI, J. C.; MACHADO, M. C. G. (orgs.). Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2006.
SCOCUGLIA, A. C.; MACHADO, C. J. dos S. (orgs.). Pesquisa e historiografia da educação brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.
VEIGA, C. G.; FONSECA, T. N. de L. E. (orgs.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Auténtica, 2003.
WALLERSTEIN, Immanuel. (coord.). Abrir las ciencias sociales: informe de la Comisión Gulbenkian para la reestruturacion de las ciencias sociales. Madrid: Siglo XXI, 1996a.
WALLERSTEIN, Immanuel. (presidente). Para abrir as ciências sociais: Comissão Gulbenkian para reestruturação das ciências sociais. São Paulo. Cortez, 1996b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .