A fisiologia da temática fome em livros didáticos

carências epistemológicas à luz da alfabetização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p175-197

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Educação crítica, Alfabetização científica

Resumo

A ciência configura uma atividade humana construída por interações sociais e contextos históricos, incorporando valores. Altera rumos sociais, culturais, tecnológicos e ambientais do contexto no qual se insere. Este trabalho busca contextualizar a ciência no sentido do desenvolvimento da criticidade no ensino da área. A metodologia utilizada foi a análise documental de materiais didáticos. Foram analisados textos que apresentavam conteúdos sobre nutrição, a partir de parâmetros da alfabetização científica crítica, fundamentada por Auler e Delizoicov, que priorizam a relação entre ciência, tecnologia e sociedade de maneira contextualizada a partir de abordagens temáticas. Os resultados apontam que o livro didático pode ser suficiente na apresentação de conceitos, porém a contextualização deixa a desejar tanto no que se refere à aplicação social quanto ao papel da ciência naquela situação.

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Biografias Autor

Paula Rodrigues de Oliveira Santos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Possui graduação em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - campus Sorocaba). Desenvolveu pesquisa na área de ecotoxicologia avaliando o efeito de fármacos (paracetamol e propranolol) em marcadores bioquímicos do peixe Phalloceros harpagos. Atualmente Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar- campus Sorocaba), desenvolvendo pesquisa sobre o Currículo na Perspectiva Freireana.

Antonio Fernando Gouvea da Silva, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Presta serviços de assessoria a Secretarias de Educação na implementação de movimentos de reorientação curricular. Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisador nas áreas de Currículo Crítico, Políticas Curriculares e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Biologia.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

SANTOS, Paula Rodrigues de Oliveira; SILVA, Antonio Fernando Gouvea da. A fisiologia da temática fome em livros didáticos: carências epistemológicas à luz da alfabetização científica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, p. 175–197, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n1p175-197. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3704. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda