A websérie enquanto processo comunicacional no contexto da cultura da convergência e os alicerces midiáticos necessários para sua roteirização

Autores

Resumo

A websérie é uma narrativa midiática produzida em linguagem audiovisual, de maneira serializada. Como produto audiovisual, a websérie deriva de um projeto escrito, denominado roteiro. O roteiro é responsável por apresentar o contexto diegético da narrativa, bem como os personagens, as ações a serem desenvolvidas e relação entre tempo e espaço. A estrutura do roteiro, no entanto, precisa adequar-se às tecnologias digitais emergentes, visto que a websérie é um produto cibercultural que se enquadra nos estudos de comunicação digital. Este trabalho visa, portanto, ao estudo da roteirização para novas mídias, compreendendo a presença das narrativas no espaço cibernético e as etapas fundamentais para a construção do roteiro. Para isso, além de propor uma reflexão teórica – com o apoio de autores como Todorov, Jenkins, Murray, Gosciola, Weller, Comparato, Gumbrecht, Felinto, Vargas Llosa e Vanoye & Goliot-Lété –, esta pesquisa também teceu uma discussão acerca do roteiro do episódio Status: Enrolados, da websérie Crises Inúteis de um Relacionamento Qualquer, Phil Rocha e Douglas Jansen, 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Hergesel, Universidade de Sorocaba

Mestre em Comunicação e Cultura e licenciado em Letras pela Universidade de Sorocaba. Membro do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI), docente do Colégio Objetivo São Roque e administrador da Editora Jogo de Palavras. Dedica-se à produção literária e à pesquisa na área de Narrativas Midiáticas, com enfoque no estudo do estilo. Contato: j.hergesel@edu.uniso.br.

Downloads

Publicado

25-08-2015

Como Citar

HERGESEL, João Paulo. A websérie enquanto processo comunicacional no contexto da cultura da convergência e os alicerces midiáticos necessários para sua roteirização. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 41, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2150. Acesso em: 19 abr. 2024.