O Programa Acessa Escola como facilitador da cultura da convergência digital entre docentes da educação básica paulista

Autores

  • Maria Angelica Penatti Pipitone Universidade de São Paulo ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz
  • Livia Moreira de Camargo Barreto ESALQ/USP
  • Bruna Pacheco ESALQ/USP
  • Dayson Fernando Ribeiro Brandão ESALQ/USP

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que investigou o potencial do Programa “Acessa Escola”, da Secretaria de Educação Paulista, de promover a inserção dos docentes na cultura da convergência de mídias ao ponto de qualificá-los para a introdução das tecnologias digitais nas suas práticas educativas no ensino fundamental e médio. A maioria dos professores pesquisados relatou reconhecer o potencial educativo do programa “Acessa Escola”, referiram usar as mídias digitais nas atividades rotineiras e pessoais, mas indicaram ainda não se sentirem prontos para a inserção das tecnologias digitais em suas aulas em função de falta de tempo, de qualificação específica e mesmo de motivação para a inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angelica Penatti Pipitone, Universidade de São Paulo ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz

Professora Associada e em regime de dedicação integral da USP- Campus ESALQ

Mestre, Doutora e Livre Docente na área de Educação com ênfase na área de formação de professores e políticas educacional. Leciona nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e Biológicas da ESALQ/USP e no Programa de Pós-0Graduação Interunidades Esalq/Cena( PPGI)

Livia Moreira de Camargo Barreto, ESALQ/USP

LICENCIADA E BACHAREL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Bruna Pacheco, ESALQ/USP

studante do curso de ciências biológicas da ESALQ/USP

Dayson Fernando Ribeiro Brandão, ESALQ/USP

Engenheiro agrônomo e aluno de Pós graduação da ESALQ/USP

Downloads

Publicado

25-08-2015

Como Citar

PIPITONE, M. A. P.; BARRETO, L. M. de C.; PACHECO, B.; BRANDÃO, D. F. R. O Programa Acessa Escola como facilitador da cultura da convergência digital entre docentes da educação básica paulista. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 41, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2196. Acesso em: 4 fev. 2023.