Saúde, sexualidade e cultura: práticas e reflexões de professores indígenas das etnias Kadiwéu, Kinikinau e Terena

Autores

  • Maria Leda Pinto
  • Léia Teixeira Lacerda
  • Luciane Pinho de Almeida

Resumo

Este artigo trata dos discursos de professores indígenas. E está baseada na Pesquisa intitulada “Educação, Corpos e Culturas na Fronteira: Análise da Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis realizada nas Escolas Indígenas do Pantanal Sul-Mato-Grossense (1997-2010)”. O levantamento dos dados foi realizado por meio de Oficinas de Prevenção das DSTs e Aids, desenvolvidas na Escola Municipal Indígena "Ejiwajegi", na Reserva Indígena Kadiwéu, como componente curricular da disciplina de Biologia e Programa de Saúde do Curso Normal em Nível Médio – Formação de Professores para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental – Projeto Kadiwéu e Kinikinau, no período de 2003-2004. As indagações desta pesquisa reportaram-se ao cuidado com a saúde e à prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e  Aids. Para a coleta de dados utilizou-se a História Oral e a Análise do Discurso (AD). A análise das narrativas dos professores indígenas sobre a Educação Preventiva das DST e da Aids possibilitou identificar e compreender as concepções dessas sociedades a respeito de corpo e sexualidade, saúde e doença, prevenção e tratamento, doença e comunidade. A partir da análise dos dados é possível contribuir para a construção de políticas públicas de prevenção as DST’s e AIDS.

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Publicado

28-12-2015

Como Citar

PINTO, Maria Leda; LACERDA, Léia Teixeira; ALMEIDA, Luciane Pinho de. Saúde, sexualidade e cultura: práticas e reflexões de professores indígenas das etnias Kadiwéu, Kinikinau e Terena. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 41, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2425. Acesso em: 29 mar. 2024.