Saúde, sexualidade e cultura: práticas e reflexões de professores indígenas das etnias Kadiwéu, Kinikinau e Terena
Resumo
Este artigo trata dos discursos de professores indígenas. E está baseada na Pesquisa intitulada “Educação, Corpos e Culturas na Fronteira: Análise da Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis realizada nas Escolas Indígenas do Pantanal Sul-Mato-Grossense (1997-2010)”. O levantamento dos dados foi realizado por meio de Oficinas de Prevenção das DSTs e Aids, desenvolvidas na Escola Municipal Indígena "Ejiwajegi", na Reserva Indígena Kadiwéu, como componente curricular da disciplina de Biologia e Programa de Saúde do Curso Normal em Nível Médio – Formação de Professores para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental – Projeto Kadiwéu e Kinikinau, no período de 2003-2004. As indagações desta pesquisa reportaram-se ao cuidado com a saúde e à prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Para a coleta de dados utilizou-se a História Oral e a Análise do Discurso (AD). A análise das narrativas dos professores indígenas sobre a Educação Preventiva das DST e da Aids possibilitou identificar e compreender as concepções dessas sociedades a respeito de corpo e sexualidade, saúde e doença, prevenção e tratamento, doença e comunidade. A partir da análise dos dados é possível contribuir para a construção de políticas públicas de prevenção as DST’s e AIDS.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















