Um olhar para a construção dos currículos escolares para a educação

estudos bibliográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2021v47n1p141-155

Palavras-chave:

Currículos escolares, Teorias curriculares, Desenvolvimento curricular

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos que levaram ao estímulo e à formatação dos currículos escolares. Para isso, é preciso apresentar os preâmbulos do currículo escolar, apontar os aspectos que envolvem o seu desenvolvimento e se o contexto é levado em conta no momento de sua formulação. Para tanto, abordaremos o tema sob o viés qualitativo, empregando como método a bibliográfica. Como resultados, desvelou-se que o processo de elaboração de currículos escolares leva em conta os pressupostos teóricos, os desejos e expectativas das pessoas da sociedade e utiliza de mais de uma corrente pedagógica para isso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

 

 

Referências

BOBBITT, John Franklin. The curriculum. Lisboa: Didactica, 2004.

CARNOY, Martin. Education as cultural imperialism. Nova York: Longman, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GRUNDY, Shirley. Curriculum: product of práxis. Londres: The Falmer Press, 1987.

MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 2011.

PACHECO, José A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.

RIBEIRO, Antônio C. Desenvolvimento curricular. Lisboa: Texto, 1990.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

TYLER, Ralph W. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1977.

Downloads

Publicado

04-08-2021

Como Citar

BRENTINI DA SILVA, Jefferson Luis; OLIVEIRA, Paula Ramos de; BADIA, Denis Domeneghetti;  SILVA, IaraBarriosNogueirada. Um olhar para a construção dos currículos escolares para a educação: estudos bibliográficos. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 47, n. 1, p. 141–155, 2021. DOI: 10.22484/2177-5788.2021v47n1p141-155. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4109. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.