Um olhar para a construção dos currículos escolares para a educação

estudos bibliográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2021v47n1p141-155

Palavras-chave:

Currículos escolares, Teorias curriculares, Desenvolvimento curricular

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos que levaram ao estímulo e à formatação dos currículos escolares. Para isso, é preciso apresentar os preâmbulos do currículo escolar, apontar os aspectos que envolvem o seu desenvolvimento e se o contexto é levado em conta no momento de sua formulação. Para tanto, abordaremos o tema sob o viés qualitativo, empregando como método a bibliográfica. Como resultados, desvelou-se que o processo de elaboração de currículos escolares leva em conta os pressupostos teóricos, os desejos e expectativas das pessoas da sociedade e utiliza de mais de uma corrente pedagógica para isso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

     

     

Referências

BOBBITT, John Franklin. The curriculum. Lisboa: Didactica, 2004.

CARNOY, Martin. Education as cultural imperialism. Nova York: Longman, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GRUNDY, Shirley. Curriculum: product of práxis. Londres: The Falmer Press, 1987.

MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 2011.

PACHECO, José A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.

RIBEIRO, Antônio C. Desenvolvimento curricular. Lisboa: Texto, 1990.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

TYLER, Ralph W. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1977.

Downloads

Publicado

04-08-2021

Edição

Seção

ARTIGOS LIVRES

Como Citar

Um olhar para a construção dos currículos escolares para a educação: estudos bibliográficos. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 47, n. 1, p. 141–155, 2021. DOI: 10.22484/2177-5788.2021v47n1p141-155. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4109. Acesso em: 13 dez. 2025.