Análise panorâmica do estado da arte sobre os estudos de ficção televisiva seriada cômica brasileira

o gênero sitcom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5173

Palavras-chave:

estudos de televisão, ficção televisada seriada, sitcom

Resumo

O presente artigo propõe-se a realizar uma análise panorâmica das publicações científico-acadêmicas sobre a ficção seriada cômica brasileira, com foco especial no gênero denominado sitcom. A metodologia empregada foi a pesquisa exploratória, visando construir um estado da arte sobre esse tema. A seleção dos trabalhos mais relevantes baseou-se em uma busca por palavras-chave relacionadas ao objeto, seguida pela leitura exploratória de seus resumos para coletar os mais pertinentes para o estudo em questão. Três desses trabalhos foram eleitos para uma leitura mais aprofundada, contribuindo para compor um panorama abrangente dos estudos acadêmicos nacionais sobre sitcoms e identificar lacunas existentes nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Peron, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2015) e pós-graduado stricto sensu pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em Roteiro para TV e Cinema

João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens). Contato: joao.hergesel@puc-campinas.edu.br.

Downloads

Publicado

29-02-2024

Como Citar

PERON, Eduardo; HERGESEL, João Paulo. Análise panorâmica do estado da arte sobre os estudos de ficção televisiva seriada cômica brasileira: o gênero sitcom. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024001, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5173. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5173. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.