Três aproximações entre ética e métodos na pesquisa em comunicação
um olhar a partir de experiências de ensino e orientação
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5520Palavras-chave:
metodos de pesquisa, ética em pesquisa, comunicaçãoResumo
No ensino de pesquisa em comunicação, questões éticas e metodológicas parecem ser frequentemente apresentadas como dimensões separadas. Enquanto métodos tendem a ser mostrados como procedimentos técnicos de obtenção e análise de dados, a ética se apresenta como regras voltadas para as questões macro da pesquisa. Este texto delineia a possibilidade de pensar a relação entre ética e métodos como elemento longitudinal da prática de pesquisa, tanto por sua presença em todas as etapas quanto por lidarem com a subjetividade de pesquisadoras e pesquisadores. A partir da análise de procedimentos cotidianos de pesquisa, trabalha-se três situações nas quais essas intersecções entre ética e metodologia se apresentam com especial nitidez: (1) o encontro com as condições materiais da prática de pesquisa; (2) a aproximação com as proposições de textos, conceitos e teorias e (3) o pertencimento a uma comunidade acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Universitários - REU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.