Três aproximações entre ética e métodos na pesquisa em comunicação

um olhar a partir de experiências de ensino e orientação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5520

Palavras-chave:

metodos de pesquisa, ética em pesquisa, comunicação

Resumo

No ensino de pesquisa em comunicação, questões éticas e metodológicas parecem ser frequentemente apresentadas como dimensões separadas. Enquanto métodos tendem a ser mostrados como procedimentos técnicos de obtenção e análise de dados, a ética se apresenta como regras voltadas para as questões macro da pesquisa. Este texto delineia a possibilidade de pensar a relação entre ética e métodos como elemento longitudinal da prática de pesquisa, tanto por sua presença em todas as etapas quanto por lidarem com a subjetividade de pesquisadoras e pesquisadores. A partir da análise de procedimentos cotidianos de pesquisa, trabalha-se três situações nas quais essas intersecções entre ética e metodologia se apresentam com especial nitidez: (1) o encontro com as condições materiais da prática de pesquisa; (2) a aproximação com as proposições de textos, conceitos e teorias e (3) o pertencimento a uma comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Dooutorado (2004) e Mestrado (2001) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998),  Pesquisador-bolsista na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, Inglaterra (2008-2009). Professor da Faculdade Cásper Líbero e Professor-Visitante no PPG em Comunicação da UFMG. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016; 2022-2023), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP), Comunicação Midiática (Unesp) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Autor dos livros "Métodos de Pesquisa em Comunicação" (Vozes, 2018), "Teoria das Mídias Digitais" (Vozes, 2014), "Mídia, Religião e Sociedade" (Paulus, 2016), "A Mediatização da Religião" (Routledge, 2013), "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009), e "Comunicação e Identidade" (Paulus, 2010), entre outros. Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, aos estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação e, de outro, às relações entre Mídia, Política e Religião.

Downloads

Publicado

21-11-2024

Como Citar

MARTINO, Luis Mauro Sá. Três aproximações entre ética e métodos na pesquisa em comunicação: um olhar a partir de experiências de ensino e orientação . Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024010, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5520. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5520. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres