Reconstruindo os passos de uma ação

contra-colonialidade e crítica na educação midiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5527

Palavras-chave:

educação midiática, contra-colonialidade, crítica de mídia

Resumo

O artigo busca refletir sobre o papel da educação midiática no contexto das questões que envolvem temáticas como colonização, colonialidades e contra-colonialidades. Essas terminologias se relacionam, de forma direta, com princípios da racionalidade europeia que submetem outras formas de conhecer e enclausuram identidades em certos regimes discursivos, muitas vezes estereotipados. Apresentamos como a leitura de produtos midiáticos pode revelar essas instâncias de opressão e assim indicar para mediações críticas. O artigo pretende ainda estabelecer formas de elaborar leituras críticas de mídias com metodologias participativas e ativas. Para tanto, apresentamos o projeto EntreMídias que, desde 2018, busca orientar discentes sobre a importância da educação midiática, em aulas que começam em um laboratório de pesquisa e terminam em oficinas ministradas pelos próprios alunos. O objetivo do artigo, portanto, é entender como a análise crítica da mídia pode mostrar tipos discursivos advindos de uma cultura colonializante, ao mesmo tempo que demonstra processos de resistência pautados na diversidade e na busca por questões identitárias. Como técnica metodológica, nos valemos da pesquisa exploratória e descritiva para entendimento dos conceitos abordados, bem como para apresentação do projeto relatado. Em conclusão, entendemos que a educação midiática é fundamental para o exercício de princípios cidadãos, uma vez que só a partir do conhecimento do ecossistema midiático é possível fazer, consumir, criar e divulgar informações condizentes com o real, na contramão de universos desinformativos e alienantes.

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Biografia do Autor

Rejane Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora universitária e pesquisadora na área de Comunicação e Jornalismo. Pós Doutora em Comunicação e Territorialidades pela Universidade do Espírito Santo (2023), Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e graduada em Comunicação Social- habilitação Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1997). Atualmente é professora Associada III do curso de Jornalismo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Lidera também, na mesma instituição, o Núcleo de Estudos em Cultura Midiática (NECOM) onde desenvolve pesquisa com ênfase nas temáticas teorias da comunicação (linguagem), jornalismo, cultura, narrativas e educação midiática. É coordenadora do grupo EntreMídias, que elabora, produz e ministra oficinas de leituras críticas de mídia na UFRRJ.

Cecilia Figueiredo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora adjunta no Departamento de Letras e Comunicação, na Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, UFRRJ, com atuação voltada para à área da linguagem fotográfica. Bacharel em Comunicação Social pela PUC do Rio de Janeiro (2002), especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Socias pela UCAM (2004), mestre em Ciências Socias pela UERJ (2006) e Doutora em Psicossociologia pelo programa EICOS/ UFRJ. Realiza pesquisas no campo da relação entre Imagens e identidades, e no campo o jornalismo ambiental. Mãe de Francisco, nascido em 2004 durante o mestrado e Leon, nascido em 2015 durante o doutorado. É pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Comunicação (NECOM) e extensionista no Grupo de análise crítica de mídia (ENTREMÍDIAS) e no Laboratório permanente de produção imagética na UFRRJ(Conspirafoto). Desde 2002 trabalha com fotografia documental e artística, fotojornalsimo e com direção e edição para audiovisual.

Sandra Garcia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Jornalista pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela Umesp  e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora no curso de Jornalismo da UFRRJ. Experiência acadêmica na área de Comunicação (Jornalismo) com ênfase na área de rádio. Atua com análise de produtos midiáticos. É integrante do projeto EntreMídias e do grupo de pesquisa NECOM.

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Publicado

29-12-2024

Como Citar

DE MATTOS MOREIRA, Rejane; MOREYRA DE FIGUEIREDO, Cecilia Moreyra de Figueiredo; GARCIA DE SOUSA, Sandra Sueli. Reconstruindo os passos de uma ação: contra-colonialidade e crítica na educação midiática. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024013, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5527. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5527. Acesso em: 7 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Midiática