Reconstruindo os passos de uma ação
contra-colonialidade e crítica na educação midiática
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5527Palavras-chave:
educação midiática, contra-colonialidade, crítica de mídiaResumo
O artigo busca refletir sobre o papel da educação midiática no contexto das questões que envolvem temáticas como colonização, colonialidades e contra-colonialidades. Essas terminologias se relacionam, de forma direta, com princípios da racionalidade europeia que submetem outras formas de conhecer e enclausuram identidades em certos regimes discursivos, muitas vezes estereotipados. Apresentamos como a leitura de produtos midiáticos pode revelar essas instâncias de opressão e assim indicar para mediações críticas. O artigo pretende ainda estabelecer formas de elaborar leituras críticas de mídias com metodologias participativas e ativas. Para tanto, apresentamos o projeto EntreMídias que, desde 2018, busca orientar discentes sobre a importância da educação midiática, em aulas que começam em um laboratório de pesquisa e terminam em oficinas ministradas pelos próprios alunos. O objetivo do artigo, portanto, é entender como a análise crítica da mídia pode mostrar tipos discursivos advindos de uma cultura colonializante, ao mesmo tempo que demonstra processos de resistência pautados na diversidade e na busca por questões identitárias. Como técnica metodológica, nos valemos da pesquisa exploratória e descritiva para entendimento dos conceitos abordados, bem como para apresentação do projeto relatado. Em conclusão, entendemos que a educação midiática é fundamental para o exercício de princípios cidadãos, uma vez que só a partir do conhecimento do ecossistema midiático é possível fazer, consumir, criar e divulgar informações condizentes com o real, na contramão de universos desinformativos e alienantes.
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