Literacia midiática, audiovisual e memória

o uso do documentário como fonte histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5532

Palavras-chave:

literacia midiática, documentário, memória

Resumo

O artigo visa articular os campos da literacia midiática e memória. O foco do estudo é abordar como as produções audiovisuais contribuem para gerar conhecimento e percepções em relação aos fatos históricos. Nosso olhar se direciona especialmente à História do Brasil e ao gênero documentário. As reflexões se baseiam nos resultados do primeiro módulo da iniciativa Literacia Midiática, Audiovisual e Memória. Implementada por meio de disciplina opcional, criada especificamente para o projeto, exploraram-se os elementos próprios do formato visando a compreensão de suas estratégias narrativas. Para guiar as análises desenvolvidas durante o período, recorreu-se às dimensões da competência midiática (Férres; Piscitelli, 2015). O desenvolvimento de um percurso formativo para o debate proposto, é o objetivo do projeto apresentado.

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Biografia do Autor

Letícia Americano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Comunicação, Cultura e Arte pela Universidade do Algarve (UAlg), Portugal. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Professora Associada I da Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação mercadológica, publicidade e propaganda, comunicação organizacional, assessoria de comunicação e literacia midiática. É vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Mediática, em que desenvolve projetos de pesquisa, extensão e treinamento profissional acadêmico na área de consumo, publicidade e Literacia Midiática e redes sociais. É pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, co-coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e Chefe do Departamento de Técnicas Profissionais e Conteúdos Estratégicos (TCE) da UFJF.

Alvaro Americano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve, Portugal. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Comunicação Social - opção Jornalismo - pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Rádio e TV, com ênfase em radiojornalismo e telejornalismo com experiência em Assessoria de Comunicação. A linha de investigação é a Literacia Fílmica e a tese de doutoramento abordou o uso do Cine Jornal Brasileiro pelo Estado Novo no Brasil. Pesquisa a utilização dos cinejornais brasileiros não apenas na sua função de divulgar e legitimar as decisões de determinado regime, mas como fonte de investigação sobre o tempo e as sociedades que produziram e conviveram com esse poder.

Lorena Fontainha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Comunicação na UFJF e pesquisadora nos grupos Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF). Bolsista da FAPEMIG. Graduada em jornalismo pela UFJF.

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Publicado

12-02-2025

Como Citar

AMERICANO, Letícia; AMERICANO, Alvaro; FONTAINHA, Lorena. Literacia midiática, audiovisual e memória: o uso do documentário como fonte histórica. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024016, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5532. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5532. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Midiática