Preparando cidadãos digitais

o desafio da IA e da educação midiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5564

Palavras-chave:

educação midiática, inclusão digital, inteligência artificial (IA)

Resumo

A resenha de Educação Midiática e Inteligência Artificial: Fundamentos, de Mariana Ochs, discute o impacto da inteligência artificial no campo educacional e sua relação com a educação midiática. A obra propõe a expansão do letramento midiático para incluir o entendimento crítico de algoritmos e sistemas de IA, preparando estudantes e educadores para os desafios da era digital. Ochs retoma e aprofunda conceitos apresentados em seu trabalho anterior, o Guia da Educação Midiática, abordando as dinâmicas algorítmicas que influenciam o consumo de informação e propondo práticas pedagógicas para uma educação mais crítica e inclusiva. A resenha destaca a importância do livro como uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos digitais críticos e conscientes, enfatizando a necessidade de integrar IA e educação de maneira ética e responsável.

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Biografia do Autor

Paulo Antonio de Sousa Marquêz, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba - UNISO. Especialista em Design de Comunicação de Moda, na área de Merchandising de Moda, pela Universidade do Minho em Portugal. Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo IESB (DF). Foi Consultor Especialista em Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Consultor Especialista em Projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para o Programa Alfabetização Solidária. Atuou como Relações-Públicas dos Salesianos do Brasil, responsável pela coordenação da comunicação e marketing institucional e relacionamento com autoridades públicas parceiras. Atuou como Professor Universitário das disciplinas de comunicação, marketing e eventos e gestão da informação e do conhecimento aplicadas aos cursos de comunicação social da Faculdade Anhangüera de Brasília e do curso de Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação do Centro Universitário UniEURO. Foi Coordenador de Cursos Técnicos [PRONATEC] pela mesma instituição de ensino superior. Exerceu o cargo de Analista de Desenvolvimento de Pessoas no SESC/DF, no planejamento e desenvolvimento de estratégias de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa e cerimonial e eventos. Atualmente é Servidor Público da Câmara Municipal de Sorocaba, no cargo de Mestre de Cerimônias. Já foi Diretor-Geral da Escola do Legislativo de Sorocaba e atualmente é Coordenador-Geral do Laboratório de Inovação - LabLeg Sorocaba.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

MARQUÊZ, Paulo Antonio de Sousa. Preparando cidadãos digitais: o desafio da IA e da educação midiática. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024007, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5564. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5564. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Resenha