O perfil Museu do Agora" no Instagram

uma análise semiótica da arte veiculada nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5606

Palavras-chave:

comunicação e arte, Instagram, Museu do Agora

Resumo

O presente artigo tem como tema a arte nas redes sociais, e, como objetivo, compreender a dimensão do processo de apreensão do objeto de arte nelas veiculado. Para tanto, procurou-se entender o estreitamento da relação da arte com as novas mídias e as possibilidades que esses ambientes ofertam para a veiculação, acesso e produção de arte. A fundamentação teórica envolveu Santaella e Leonardo, acerca da arte nas redes sociais; e Jenkins e Botelho, acerca da dimensão das novas relações estabelecidas pelas mídias contemporâneas. Valeu-se de uma análise semiótica peirceana da arte veiculada pelo Museu do Agora na rede social Instagram. Finalmente, refletir sobre a arte veiculada nas redes sociais atuais ajuda a compreender a natureza específica que a arquitetura das redes oferta à experiencia da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Anderson da Silva, UNISO

Mestrando em Comunicação e Cultura na UNISO

Luciana Coutinho , UNISO

Doutora Docente do PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Líder do grupo de pesquisa Linguagens da mídia na educação (GPLME). Pesquisa temas relativos à linguagem midiatica, à semiotica peirceana.

Downloads

Publicado

29-12-2024

Como Citar

ANDERSON DA SILVA, Antonio; PAGLIARINI DE SOUZA, Luciana Coutinho. O perfil Museu do Agora" no Instagram: uma análise semiótica da arte veiculada nas redes sociais. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024015, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5606. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5606. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres