Questões referentes a IA
origem e relação com o funcionamento da mente humana
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id6082Palavras-chave:
inteligência artificial, ciência da computação, ciência cognitivaResumo
Este artigo tem como objetivo enfatizar que os estudos realizados sobre o funcionamento da mente humana, no âmbito da ciência cognitiva, podem contribuir tanto para a compreensão do potencial da mesma como para avaliar os alcances e limites de modelos para a mente humana. Para tanto, apresentamos aspectos da mente humana, numa perspectiva histórica; aspectos da origem da IA e da ciência cognitiva, bem como as diversas tendências da ciência cognitiva: cognitivismo, conexionismo, paradigma enativo e hipótese dinâmica. A relevância destas reflexões está na possível contribuição para amenizar os efeitos de ideias alarmantes em relação ao potencial da IA e da mente humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Ogécia Drigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















