Os 1001 arquétipos da Bombril

o impacto do garoto Bom Bril na identidade de marca

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5495

Keywords:

arquétipos, endosso por celebridade, mitos, posicionamento de marca

Abstract

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do “Garoto Bom Bril” na imagem de marca da Bombril. Este estudo pretende descobrir como, através da construção arquetípica, uma marca pode potenciar o seu posicionamento junto do seu público-alvo e a relevância do papel da sua celebridade endossante nesta relação. Ao utilizar uma celebridade para endossar a imagem da marca, cria-se uma identificação mítica; esses mitos, por meio da ativação de mecanismos presentes no inconsciente (arquétipos), transferem seus significados para as marcas, dotando-as de significado simbólico capaz de gerar empatia e lealdade nas pessoas. Despertar sentimentos tão fortes e profundos que possam influenciar decisivamente as suas escolhas e transformar as marcas em entidades perceptivas que fomentam a identificação e incentivam o consumo.

Downloads

Author Biography

Bruno Anderson Souza da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possuo formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UCS) e em Fotografia (UCS). Licenciado em Artes Visuais (IBRA) e Cursando Artes Visuais Bacharelado (UCS). Em nível de pós-graduação lato sensu possuo especialização nas áreas de Artes Visuais, Fotografia, Audiovisual, Cinema e Filosofia. Em nível de pós-graduação stricto sensu sou Doutor em Filosofia (PUCRS) e Mestre em Filosofia (UCS). Atualmente realizando estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul. Trabalhei como Professor de cursos de extensão na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas áreas de Artes e Comunicação. Tenho experiência em áudio, vídeo, direção, direção de fotografia e edição de video e de imagens. Interesse nos temas: Storytelling, Arquétipos, Mitos e marcas, fotografia, cinema, biopolítica, tanatopolitica, capitalismo, consumo, controle, mídias e novas tecnologias.

Published

2024-12-20

How to Cite

SOUZA DA SILVA, Bruno Anderson. Os 1001 arquétipos da Bombril: o impacto do garoto Bom Bril na identidade de marca. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024011, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5495. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5495. Acesso em: 15 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Livres