Os 1001 arquétipos da Bombril

o impacto do garoto Bom Bril na identidade de marca

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5495

Palabras clave:

arquétipos, endosso por celebridade, mitos, posicionamento de marca

Resumen

Resumo: Este trabalho busca analisar a influência do “Chico Bom Bril” na imagem da marca Bombril. O estudo tem como objetivo descobrir como, por meio da construção arquetípica, uma marca consegue posicionar sua imagem diante de seu público-alvo e qual a relevância do papel do seu publicitário nessa relação. Ao utilizar uma celebridade para endossar a imagem da marca, cria-se uma identificação mítica; Esses mitos, através da ativação de mecanismos presentes no inconsciente (arquétipos), transferem seus significados para as marcas, conferindo-lhes um significado simbólico capaz de gerar empatia e lealdade nas pessoas. Isto desperta emoções tão intensas e profundas que podem influenciar decisivamente as suas decisões e transformar as marcas em entidades perceptivas que geram identificação e incentivam o consumo.

Descargas

Biografía del autor/a

Bruno Anderson Souza da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possuo formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UCS) e em Fotografia (UCS). Licenciado em Artes Visuais (IBRA) e Cursando Artes Visuais Bacharelado (UCS). Em nível de pós-graduação lato sensu possuo especialização nas áreas de Artes Visuais, Fotografia, Audiovisual, Cinema e Filosofia. Em nível de pós-graduação stricto sensu sou Doutor em Filosofia (PUCRS) e Mestre em Filosofia (UCS). Atualmente realizando estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul. Trabalhei como Professor de cursos de extensão na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas áreas de Artes e Comunicação. Tenho experiência em áudio, vídeo, direção, direção de fotografia e edição de video e de imagens. Interesse nos temas: Storytelling, Arquétipos, Mitos e marcas, fotografia, cinema, biopolítica, tanatopolitica, capitalismo, consumo, controle, mídias e novas tecnologias.

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

SOUZA DA SILVA, Bruno Anderson. Os 1001 arquétipos da Bombril: o impacto do garoto Bom Bril na identidade de marca. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024011, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5495. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5495. Acesso em: 19 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres