Media Literacy, Audiovisual and Memory

the use of documentary as a historical source

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5532

Keywords:

literacia midiática, documentário, memória

Abstract

This article seeks to articulate the fields of media literacy and memory. The aim of this study is to address how audiovisual productions contribute to producing knowledge and perceptions regarding historical facts. Our focus is especially on Brazilian History and the documentary genre. The analysis are based on the results of the first module of the Media Literacy, Audiovisual and Memory initiative. Implemented through an optional course, created specifically for the project, the documentary's own elements were explored to understand its narrative strategies. To guide the analyses developed during the course, the dimensions of media competence were used (Férres; Piscitelli, 2015). The development of a formative path for the proposed debate is the objective of the presented project.

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Author Biographies

Letícia Americano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Comunicação, Cultura e Arte pela Universidade do Algarve (UAlg), Portugal. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Professora Associada I da Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação mercadológica, publicidade e propaganda, comunicação organizacional, assessoria de comunicação e literacia midiática. É vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Mediática, em que desenvolve projetos de pesquisa, extensão e treinamento profissional acadêmico na área de consumo, publicidade e Literacia Midiática e redes sociais. É pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, co-coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e Chefe do Departamento de Técnicas Profissionais e Conteúdos Estratégicos (TCE) da UFJF.

Alvaro AMERICANO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve, Portugal. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Comunicação Social - opção Jornalismo - pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Rádio e TV, com ênfase em radiojornalismo e telejornalismo com experiência em Assessoria de Comunicação. A linha de investigação é a Literacia Fílmica e a tese de doutoramento abordou o uso do Cine Jornal Brasileiro pelo Estado Novo no Brasil. Pesquisa a utilização dos cinejornais brasileiros não apenas na sua função de divulgar e legitimar as decisões de determinado regime, mas como fonte de investigação sobre o tempo e as sociedades que produziram e conviveram com esse poder.

Lorena Fontainha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Comunicação na UFJF e pesquisadora nos grupos Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF). Bolsista da FAPEMIG. Graduada em jornalismo pela UFJF.

Published

2025-02-12

How to Cite

AMERICANO, Letícia; AMERICANO, Alvaro; FONTAINHA, Lorena. Media Literacy, Audiovisual and Memory: the use of documentary as a historical source. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024016, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5532. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5532. Acesso em: 13 mar. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Educação Midiática