Alfabetización mediática, audiovisual y memoria

el uso del documental como fuente histórica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5532

Palabras clave:

literacia midiática, documentário, memória

Resumen

Este trabajo busca articular los campos de la alfabetización mediática y la memoria. El objetivo de este estudio es abordar cómo las producciones audiovisuales contribuyen a la producción de conocimiento y percepciones sobre hechos históricos. Nos centramos especialmente en la historia de Brasil y en el género documental. El análisis se basa en los resultados del primer módulo de la iniciativa Alfabetización Mediática, Audiovisual y Memoria. Implementado a través de un curso optativo, creado específicamente para el proyecto, se exploraron los elementos propios del documental para entender sus estrategias narrativas. Para guiar los análisis, se utilizaron las dimensiones de competencia mediática (Férres; Piscitelli, 2015). El desarrollo de un itinerario formativo para el debate propuesto es el objetivo del proyecto presentado.

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Biografía del autor/a

Letícia Americano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Comunicação, Cultura e Arte pela Universidade do Algarve (UAlg), Portugal. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Professora Associada I da Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação mercadológica, publicidade e propaganda, comunicação organizacional, assessoria de comunicação e literacia midiática. É vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Mediática, em que desenvolve projetos de pesquisa, extensão e treinamento profissional acadêmico na área de consumo, publicidade e Literacia Midiática e redes sociais. É pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, co-coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e Chefe do Departamento de Técnicas Profissionais e Conteúdos Estratégicos (TCE) da UFJF.

Alvaro AMERICANO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve, Portugal. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Comunicação Social - opção Jornalismo - pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Rádio e TV, com ênfase em radiojornalismo e telejornalismo com experiência em Assessoria de Comunicação. A linha de investigação é a Literacia Fílmica e a tese de doutoramento abordou o uso do Cine Jornal Brasileiro pelo Estado Novo no Brasil. Pesquisa a utilização dos cinejornais brasileiros não apenas na sua função de divulgar e legitimar as decisões de determinado regime, mas como fonte de investigação sobre o tempo e as sociedades que produziram e conviveram com esse poder.

Lorena Fontainha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Comunicação na UFJF e pesquisadora nos grupos Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF). Bolsista da FAPEMIG. Graduada em jornalismo pela UFJF.

Publicado

2025-02-12

Cómo citar

AMERICANO, Letícia; AMERICANO, Alvaro; FONTAINHA, Lorena. Alfabetización mediática, audiovisual y memoria: el uso del documental como fuente histórica. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024016, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5532. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5532. Acesso em: 14 mar. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Educação Midiática