Pré-Escola : necessidade ou regalia?
Resumo
Este artigo trata de algumas questões acerca da pré-escola brasileira e de como as mudanças ocorridas na família contemporânea, na maioria das vezes desfavoráveis à criança, influíram nessa instituição. A pré-escola apresenta-se como oportunidade de se reduzir os efeitos negativos dessas novas condições, enquanto veículo social de partilha no processo de cuidado educacional. Observamos que a função da escola está menos relacionada com a idéia de educação e mais com a função de guardar, assistir ou compensar as deficiências da criança, atribuídas às condições de carência, pobreza ou negligência das famílias. Assim, faz-se necessário volver a atenção a algumas questões que possam minimizar os possíveis desvios, a fim de verdadeiramente democratizar o acesso das famílias à educação pré-escolar.Downloads
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Publicado
11-11-2016
Como Citar
PIMENTA, Jussara Santos. Pré-Escola : necessidade ou regalia?. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, p. 49–56, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2705. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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