Jogos digitais como objetos da comunicação

reflexões e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5064

Palavras-chave:

jogos digitais, comunicação, game studies

Resumo

O objetivo deste trabalho é aproximar os game studies e a comunicação, a partir de reflexões sobre os jogos digitais como objetos de pesquisa, discorrendo sobre a análise de jogos e seu caráter comunicacional. Ao aproximar as duas áreas, compreendemos o jogo digital como um artefato técnico indissociável do indivíduo e também como um objeto comunicacional dotado de particularidades específicas, com impacto na cultura e na sociedade. Através de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, concluímos que videogames podem se beneficiar de sua proximidade com a comunicação para uma elaboração epistemológica, teórica e metodológica distinta, contribuindo para fortalecer as pesquisas na comunicação e nos game studies no Brasil.

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Biografia do Autor

Soraya Madeira, Universidade Federal do Ceará

Publicitária, professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.

Ricardo Jorge de Lucena Lucas, Universidade Federal do Ceará

Jornalista, professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

MADEIRA DA SILVA, Soraya; JORGE DE LUCENA LUCAS, Ricardo. Jogos digitais como objetos da comunicação: reflexões e desafios. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023002, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5064. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5064. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres