Webjornal

reflexões sobre uma proposta de leitura e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5241

Palavras-chave:

webjornalismo, novos letramentos, multimodalidade

Resumo

Este trabalho traz análises e reflexões sobre produções multimodais de gêneros jornalísticos diversos de alunos do 9º ano de uma escola pública municipal de Maceió, dentro de um projeto de webjornalismo.  A atividade foi desenvolvida de forma remota, em 2021. Participaram 45 alunos, com idades entre 13 e 16 anos e 8 bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Alagoas. As referências teóricas são a BNCC e a teoria dos Novos Letramentos alinhados a uma perspectiva etnográfica de ensino. A aprendizagem da escrita multimodal e audiovisual, a possibilidade de posicionamento diante de temas escolhidos pelos próprios alunos e sua alteridade estão entre os resultados que destacamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

GOMES, Luiz Fernando; DA SILVA PEREIRA, Andréa; RISI DOS SANTOS COSTA, Mitia; VENICIUS RAMOS SILVA, José. Webjornal : reflexões sobre uma proposta de leitura e escrita. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023007, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5241. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5241. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres