Contribuições do curso de Pedagogia para o letramento acadêmico de seus estudantes

Palavras-chave: Formação de professores., Formação de Professores. Letramento Acadêmico. Pedagogia. Influências de Leitura e Escrita., Letramento acadêmico., Pedagogia., Influências de leitura e escrita.

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre letramento acadêmico de estudantes de um curso de Pedagogia. Os dados foram gerados a partir de um questionário respondido por 45 estudantes e entrevista semiestruturada realizada com 8 desses sujeitos. Neste artigo, serão apresentados dados de 4 questões que tinham como foco as influências de leitura e escrita no ambiente acadêmico desses sujeitos. Os resultados mostram que existem influências por parte dos professores do curso pesquisado, principalmente nas questões que envolvem a indicação de leituras de livros, artigos e materiais relacionados ao curso e nas solicitações de escrita de artigos e trabalhos acadêmicos.

Biografia do Autor

Débora Duarte Monney, Universidade da Região de Joinville
Estudante do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, professora e pesquisadora dos cursos de Letras, Pedagogia e Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Referências

ANDRADE, Ludmila Thomé de. Professores leitores e sua formação: transformações discursivas de conhecimentos e saberes. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2007.
BUNZEN, Clecio. Os significados do letramento escolar como uma prática sociocultural. In: VÓVIO, Claudia Lemos, et al. (Org.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 99-120.
COLAÇO, Silvania Faccin. Práticas pedagógicas de letramento: uma visão ideológica. In: ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul – RS. Anais... Caxias do Sul – RS: ANPED, 2012. p. 1-12. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2015.
FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, Paraná, v. eletrônico, n. especial, p. 357-369, 2ª parte, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
FISCHER, Adriana. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Acta Scientiarum: Language and Culture, Maringá, v. 30, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2015.
GUEDES-PINTO, A. L. Usos de práticas de escrita na formação inicial de professores: interfaces possíveis com os estudos de letramento. In: SERRANI, Silvana. (Org.). Letramento, discurso e trabalho docente. Vinhedo: Horizonte, 2010. p. 129-142.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Unicamp, 2005. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2015.
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LEA, M. R.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, London, v. 23, n. 2, p. 157-16, jun. 1998.
MASETTO, Marcos Tarciso. Pós-Graduação e formação de professores para o 3° Grau. São Paulo: Mimeo, 1994.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
OLIVEIRA, Eliane Feitoza. Letramento acadêmico: principais abordagens sobre a escrita dos alunos do ensino superior. In: ENCONTRO MEMORIAL DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, 2., 2010, Mariana-MG. Anais... Mariana-MG: ICHS, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2015.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Publicado
2017-05-11
Como Citar
MONNEY, D.; KOERNER, R. Contribuições do curso de Pedagogia para o letramento acadêmico de seus estudantes. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, p. 127-143, 11 maio 2017.
Seção
Artigos